23 10 pet noticia smartpeopleEstão abertas as inscrições para a 2ª edição do Desafio Centro de Operações Rio - Smart City, Smart People, uma parceria do Centro de Operações Rio (COR) com o ITDP Brasil e a Associação Brasileira dos Mentores de Negócios (ABMEN). A edição deste ano busca mobilizar participantes para desenvolver soluções que reduzam o impacto das mudanças climáticas no sistema de ônibus da cidade do Rio de Janeiro.

Como funciona: Entre os dias 23 e 30 de novembro, os selecionados farão uma imersão sobre o funcionamento do sistema de ônibus municipal e a atuação do COR na integração das operações da cidade. Os participantes serão estimulados a desenvolver soluções inovadoras que resolvam os problemas relativos às operações do sistema de ônibus em dias de chuvas fortes.

Para isso, serão disponibilizados dados históricos dos GPS da frota de ônibus e um conjunto de informações sobre o índice de chuvas ocorridas na cidade entre 2016 e 2018, além de informações sobre rotas e horários planejados do serviço de transporte público.

Os grupos com as melhores soluções serão convidados a participar de um Programa de Aceleração dentro do COR para desenvolver a proposta em 2020. Nesse processo, os grupos terão acesso a recursos do COR e contato direto com especialistas das instituições organizadoras.

Sobre a edição passada: Na primeira edição, quatro soluções se destacaram. Uma delas foi a startup Noah Smart City que desenvolveu sensores para detectar alagamentos em vias públicas. Criada por uma equipe de quatro pessoas, a iniciativa atingiu maturidade operacional e foi integrada às operações da cidade pelo COR.

Dúvidas? Na semana do dia 28 de outubro será realizado um webinar com representantes do ITDP Brasil, COR e da ABMEN para apresentar mais detalhes sobre desafio. Fique atento a página do Facebook do evento para mais informações!

 

 
SNEAKERS mens
Topo