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GOES, GEORGE VASCONCELOS ; SCHMITZ GONÇALVES, DANIEL NEVES ; DE ALMEIDA D’AGOSTO, MÁRCIO ; DE MELLO BANDEIRA, RENATA ALBERGARIA ; GROTTERA, CAROLINA. Transport-energy-environment modeling and investment requirements from Brazilian commitments. Renewable Energy, v. 157, p. 303-311, 2020.

Resumo: Para promover a transição energética para uma economia de baixo carbono, os países devem definir e relatar instrumentos de política climática. Desde o Acordo de Paris, as nações têm sido fortemente encorajadas a aumentar as ambições e reduzir as emissões de carbono nas próximas décadas. No entanto, uma onda de partidos emergentes ganhou impulso em todo o mundo, defendendo uma postura hostil sobre as políticas de mitigação das mudanças climáticas. O Brasil, um dos tradicionais líderes da agenda climática, experimentou um aumento nas emissões de gases de efeito estufa, sem expectativa de reverter essa tendência. O governo sinalizou que apenas opções de mitigação economicamente atraentes serão consideradas. Por isso, é fundamental desenvolver cenários que considerem essa tendência de alta. O modelo estima as emissões de carbono com o maior nível de detalhe disponível, fornecendo custo de redução ao longo do tempo. Os resultados indicam que o Brasil tem potencial para cumprir seus compromissos de transporte NDC, com cortes de 13% até 2030 (26MtCO2 e) alcançado com o uso intensivo de biocombustíveis. Porém, o custo-benefício dessa estratégia não corresponderia ao potencial de mitigação, com perdas financeiras acima de 1US $ / tCO 2 e. As alternativas mais adequadas seriam investimentos em eletromobilidade e infraestrutura, com ganhos superiores a US $ 200 / tCO 2 e. Esses resultados podem conscientizar os tomadores de decisão sobre a relação custo-benefício de certas políticas.

Palavras-chave: Transição de energia, Cenários prospectivos, Curvas de custo de abatimento marginal, NDC

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