18 06 PET noticia ComunicadoNa reunião com os alunos no dia 03/06, foi aberto um canal de esclarecimento de dúvidas dos alunos durante esse período de pandemia. Nessa página estão as primeiras respostas para as questões levantadas.

O calendário vai ser reposto desde o início? A previsão de início é imediata?

Ainda não há uma resolução aprovada sobre o calendário, mas a nota da Reitoria publicada em 23/03/2020 indica que “O retorno do calendário acadêmico será divulgado com a antecedência devida para que os nossos estudantes de outros estados e municípios tenham como retornar com tranquilidade.”

A Resolução 03/2020 do CEPG estendeu o prazo para dissertações e teses enquanto durar a pandemia, mas deixa a critério do programa outros prazos acadêmicos. O PET pretende adiar também os prazos para qualificações?

R: Segundo a resolução 03/2020, está interrompido a contagem do prazo para a defesa de teses e dissertações. Como as qualificações (tanto de mestrado como doutorado) são definidas a partir da data de conclusão de curso, o prazo para estas também se encontra suspenso.

Poderá fazer o cancelamento de uma disciplina não obrigatória e fazer a inscrição em outra disciplina?

R: Segundo a resolução 05/2020, o aluno poderá pedir o trancamento justificado (conceito J) a qualquer momento enquanto durar o período de excepcionalidade definido pela UFRJ.

Para as pessoas que voltaram para suas cidades, haverá uma certa flexibilidade para retornar para as aulas presenciais?

R: Segundo nota da Reitoria publicada em 23/03/2020, “O retorno do calendário acadêmico será divulgado com a antecedência devida para que os nossos estudantes de outros estados e municípios tenham como retornar com tranquilidade.”

Como trabalhar apenas quatro horas fazendo doutorado e trabalhando ao mesmo tempo? #fique_bem

R: Manter a segurança física e a saúde mental nesses tempos de pandemia é prioridade. Nesse sentido, reafirmamos o compromisso definido pela resolução 05/2020 do CPEG de que nenhum aluno será prejudicado pela paralisação das atividades.

Relembramos que o Núcleo Psicossocial de Apoio ao Discente (NUPAD), o qual pode ser contatado pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., está aberto a apoiar qualquer tipo de questão de ordem psicossocial derivada deste momento.

Por fim, a coordenação acadêmica do PET também está a disposição para eventuais atendimentos. Para acessar, clique AQUI.

Têm dúvidas sobre qualquer questão acadêmica durantes esse período de pandemia, envie para o nosso formulário. Não sabemos de tudo, mas prometemos buscar as respostas que estiverem ao noso alcance.

Nesse meio tempo, se proteja! Fique Bem!

Coordenação do Programa de Engenharia de Transportes