ÔĽŅ PET Programa de Engenharia de Transporte - COPPE/UFRJ Quem Somos

Faça o download de nossa apresentação

Coordenador - Prof. Romulo Dante Orrico Filho

Vice - Prof. Marcelino Aurelio Vieira da Silva

O PET √© um dos treze programas de p√≥s-gradua√ß√£o de engenharia que comp√Ķem a COPPE/UFRJ, um Instituto da Universidade Federal do Rio de Janeiro considerado o maior centro de ensino e pesquisa em engenharia da Am√©rica Latina.

Atualmente quatorze professores - todos doutores com dedicação exclusiva à Universidade - formam mestres e doutores na área de engenharia de transportes, em um ambiente onde a transmissão de conhecimentos utiliza-se do formalismo de pesquisas teóricas e aplicadas, às quais se somam atividades de assessoramento a demandas de órgãos governamentais, de empresas e da comunidade organizada, estimulando a interação com a realidade brasileira e contribuindo para o desenvolvimento do nosso país.

A vocação e a natureza interdisciplinar, manifestas desde a criação de nosso Programa na década de 1970, possibilitaram que seus grupos de pesquisa expandissem e consolidassem posição nos campos científicos e profissionais, aperfeiçoando e ampliando as atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Engenharia de Transportes.

As cerca de 500 disserta√ß√Ķes de mestrado e 100 teses de doutorado, os in√ļmeros artigos cient√≠ficos publicados em revistas nacionais e internacionais ou apresentados em congressos, os diversos livros produzidos, os relat√≥rios t√©cnicos e os projetos de consultoria realizados no √Ęmbito do Programa de Engenharia de Transportes, colocam-nos em destacada posi√ß√£o na produ√ß√£o e propaga√ß√£o de conhecimento t√©cnico e cient√≠fico no Brasil. Isto √© comprovado pelas sucessivas avalia√ß√Ķes da Capes que t√™m classificado o PET no n√≠vel 5, o maior n√≠vel alcan√ßado dentre as p√≥s-gradua√ß√Ķes de engenharia de transportes do pa√≠s.

O amplo espectro de possibilidades que se abrem em decorrência de sua inserção, enquanto campo interdisciplinar entre várias áreas de pós-graduação de engenharia, e sua acentuada integração com a sociedade, permitem ao PET oferecer respostas a variadas demandas da movimentação de pessoas e cargas.

Os Cursos

O PET oferece cursos de Mestrado (M.Sc.) e Doutorado (D.Sc.) que, embora direcionados √† capacita√ß√£o de profissionais para atua√ß√£o nas √°reas acad√™mica e de pesquisa tem aberto grandes e interessantes possibilidades de coloca√ß√£o de nossos alunos no mercado de trabalho em atividades voltadas ao desenvolvimento cient√≠fico e tecnol√≥gico, √† gest√£o de transportes em organismos p√ļblicos e a variadas empresas dos setores industrial e comercial. Espera-se que o tempo decorrido entre os per√≠odos de cursos e a elabora√ß√£o dos trabalhos finais n√£o ultrapasse 2 anos para o mestrado e 4 anos para o doutorado.

Infra-estrutura de Apoio

O apoio √†s pesquisas no Programa de Engenharia de Transportes √© garantido por uma rede interna de computadores que coloca √† disposi√ß√£o dos alunos e pesquisadores os mais diversos e atualizados softwares dispon√≠veis na √°rea. Todos os computadores est√£o conectados √† rede geral da UFRJ, o que possibilita aos pesquisadores e alunos imediato acesso a Internet e todas as facilidades que ela apresenta.

√Āreas de Concentra√ß√£o e Corpo Docente

Engenharia de Tr√°fego

Licinio da Silva Portugal, D.Sc. (1989, COPPE/UFRJ)

Planejamento de Transportes