Faça o download de nossa apresentação

Coordenador Prof. Paulo Cezar Martins Ribeiro
Vice - Prof. Marcelino Aurelio Vieira da Silva

O PET é um dos doze programas de pós-graduação de engenharia que compõem a COPPE/UFRJ, um Instituto da Universidade Federal do Rio de Janeiro considerado o maior centro de ensino e pesquisa em engenharia da América Latina.

Atualmente quatorze professores - todos doutores com dedicação exclusiva à Universidade - formam mestres e doutores na área de engenharia de transportes, em um ambiente onde a transmissão de conhecimentos utiliza-se do formalismo de pesquisas teóricas e aplicadas, às quais se somam atividades de assessoramento a demandas de órgãos governamentais, de empresas e da comunidade organizada, estimulando a interação com a realidade brasileira e contribuindo para o desenvolvimento do nosso país.

A vocação e a natureza interdisciplinar, manifestas desde a criação de nosso Programa na década de 1970, possibilitaram que seus grupos de pesquisa expandissem e consolidassem posição nos campos científicos e profissionais, aperfeiçoando e ampliando as atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Engenharia de Transportes.

As cerca de 500 dissertações de mestrado e 100 teses de doutorado, os inúmeros artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais ou apresentados em congressos, os diversos livros produzidos, os relatórios técnicos e os projetos de consultoria realizados no âmbito do Programa de Engenharia de Transportes, colocam-nos em destacada posição na produção e propagação de conhecimento técnico e científico no Brasil. Isto é comprovado pelas sucessivas avaliações da Capes que têm classificado o PET no nível 5, o maior nível alcançado dentre as pós-graduações de engenharia de transportes do país.

O amplo espectro de possibilidades que se abrem em decorrência de sua inserção, enquanto campo interdisciplinar entre várias áreas de pós-graduação de engenharia, e sua acentuada integração com a sociedade, permitem ao PET oferecer respostas a variadas demandas da movimentação de pessoas e cargas.

Os Cursos

O PET oferece cursos de Mestrado (M.Sc.) e Doutorado (D.Sc.) que, embora direcionados à capacitação de profissionais para atuação nas áreas acadêmica e de pesquisa tem aberto grandes e interessantes possibilidades de colocação de nossos alunos no mercado de trabalho em atividades voltadas ao desenvolvimento científico e tecnológico, à gestão de transportes em organismos públicos e a variadas empresas dos setores industrial e comercial. Espera-se que o tempo decorrido entre os períodos de cursos e a elaboração dos trabalhos finais não ultrapasse 2 anos para o mestrado e 4 anos para o doutorado.

O PET oferece, também, o curso de pós-graduação lato sensu, Master in Transport Business (MTB), direcionado a executivos do setor.

Infra-estrutura de Apoio

O apoio às pesquisas no Programa de Engenharia de Transportes é garantido por uma rede interna de computadores que coloca à disposição dos alunos e pesquisadores os mais diversos e atualizados softwares disponíveis na área. Todos os computadores estão conectados à rede geral da UFRJ, o que possibilita aos pesquisadores e alunos imediato acesso a Internet e todas as facilidades que ela apresenta. A essas facilidades acrescenta-se um Centro de Documentação em Transportes - CEDOC - com grande número de publicações nacionais e internacionais da área, incluindo relatórios de projetos desenvolvidos por entes públicos de transportes e um acervo de mais de 800 exemplares de dissertações de mestrado e teses de doutorado em transportes realizadas no Brasil e por brasileiros no exterior.

Áreas de Concentração e Corpo Docente

Engenharia de Tráfego

Licinio da Silva Portugal, D.Sc. (1989, COPPE/UFRJ)
Marilita Gnecco de Camargo Braga, Ph.D. (1989, Imperial College)