PET Programa de Engenharia de Transportes - COPPE/UFRJ

Quem Somos

E-mail Imprimir PDF

Faça o download de nossa apresentação

Coordenador Prof. Paulo Cezar Martins Ribeiro
Vice - Prof. Marcelino Aurelio Vieira da Silva

O PET é um dos doze programas de pós-graduação de engenharia que compõem a COPPE/UFRJ, um Instituto da Universidade Federal do Rio de Janeiro considerado o maior centro de ensino e pesquisa em engenharia da América Latina.

Atualmente quatorze professores - todos doutores com dedicação exclusiva à Universidade - formam mestres e doutores na área de engenharia de transportes, em um ambiente onde a transmissão de conhecimentos utiliza-se do formalismo de pesquisas teóricas e aplicadas, às quais se somam atividades de assessoramento a demandas de órgãos governamentais, de empresas e da comunidade organizada, estimulando a interação com a realidade brasileira e contribuindo para o desenvolvimento do nosso país.

A vocação e a natureza interdisciplinar, manifestas desde a criação de nosso Programa na década de 1970, possibilitaram que seus grupos de pesquisa expandissem e consolidassem posição nos campos científicos e profissionais, aperfeiçoando e ampliando as atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Engenharia de Transportes.

As cerca de 500 dissertações de mestrado e 100 teses de doutorado, os inúmeros artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais ou apresentados em congressos, os diversos livros produzidos, os relatórios técnicos e os projetos de consultoria realizados no âmbito do Programa de Engenharia de Transportes, colocam-nos em destacada posição na produção e propagação de conhecimento técnico e científico no Brasil. Isto é comprovado pelas sucessivas avaliações da Capes que têm classificado o PET no nível 5, o maior nível alcançado dentre as pós-graduações de engenharia de transportes do país.

O amplo espectro de possibilidades que se abrem em decorrência de sua inserção, enquanto campo interdisciplinar entre várias áreas de pós-graduação de engenharia, e sua acentuada integração com a sociedade, permitem ao PET oferecer respostas a variadas demandas da movimentação de pessoas e cargas.

Os Cursos

O PET oferece cursos de Mestrado (M.Sc.) e Doutorado (D.Sc.) que, embora direcionados à capacitação de profissionais para atuação nas áreas acadêmica e de pesquisa tem aberto grandes e interessantes possibilidades de colocação de nossos alunos no mercado de trabalho em atividades voltadas ao desenvolvimento científico e tecnológico, à gestão de transportes em organismos públicos e a variadas empresas dos setores industrial e comercial. Espera-se que o tempo decorrido entre os períodos de cursos e a elaboração dos trabalhos finais não ultrapasse 2 anos para o mestrado e 4 anos para o doutorado.

O PET oferece, também, o curso de pós-graduação lato sensu, Master in Transport Business (MTB), direcionado a executivos do setor.

Infra-estrutura de Apoio

O apoio às pesquisas no Programa de Engenharia de Transportes é garantido por uma rede interna de computadores que coloca à disposição dos alunos e pesquisadores os mais diversos e atualizados softwares disponíveis na área. Todos os computadores estão conectados à rede geral da UFRJ, o que possibilita aos pesquisadores e alunos imediato acesso a Internet e todas as facilidades que ela apresenta. A essas facilidades acrescenta-se um Centro de Documentação em Transportes - CEDOC - com grande número de publicações nacionais e internacionais da área, incluindo relatórios de projetos desenvolvidos por entes públicos de transportes e um acervo de mais de 800 exemplares de dissertações de mestrado e teses de doutorado em transportes realizadas no Brasil e por brasileiros no exterior.

Áreas de Concentração e Corpo Docente

Engenharia de Tráfego

Licinio da Silva Portugal, D.Sc. (1989, COPPE/UFRJ)
Marilita Gnecco de Camargo Braga, Ph.D. (1989, Imperial College)
Paulo Cezar Martins Ribeiro, Ph.D. (1991,University College London)

Planejamento de Transportes

Marcio Peixoto de Sequeira Santos, Ph.D. (1987, Imperial College)
Raul de Bonis Almeida Simões, D.Sc. (1983, Université Paris I, Soborne)
Ronaldo Balassiano, (1995, PhD. University of Westminster)
Suzana Kahn Ribeiro, (1995, D.Sc. COPPE/UFRJ)
Marcelino Aurelio Vieira da Silva,  (2013, D.Sc. UFRJ)

Transporte de Carga

Hostilio Xavier Ratton Neto, Dr. (1992, ENPC)
Marcio de Almeida D´Agosto, D.Sc. (2004, COPPE/UFRJ)

Transporte Público

Carlos David Nassi, Dr.Ing. (1985, Paris)
Romulo Dante Orrico Filho, Dr. Ing. (1987, Paris)

Área Interdisciplinar

Engenharia Rodoviária

Paulo Cezar Martins Ribeiro, Ph.D. (1991,University College London)

Faça o download de nossa apresentação

 
Você está em: Home O PET