O tema mitigação é um dos pilares centrais das negociações climáticas no âmbito do Acordo de Paris, e envolve ações concretas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e limitar o aumento da temperatura global a 1,5ºC.
Em novo vídeo, a Prof.ª Andréa Santos, do Programa de Engenharia de Transportes (PET/COPPE/UFRJ), aborda a importância de acelerar a descarbonização do setor de transportes como parte essencial para alcançar a neutralidade climática até 2050. Segundo a pesquisadora, essa transição requer esforços coordenados entre governos, empresas e sociedade civil, aliando inovação tecnológica, políticas públicas e mudança de comportamento.
“Precisamos acelerar a descarbonização do setor de transportes para alcançar a neutralidade climática em 2050 e limitar a temperatura global em 1,5ºC”, afirma a professora.
Com a COP30 prevista para ocorrer em 2026, em Belém (PA), a professora destaca que o encontro representa uma oportunidade única para o Brasil e os demais países reafirmarem seus compromissos climáticos e verificarem se estão implementando suas NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas) de maneira mais ambiciosa e efetiva.
Saiba mais sobre o papel da mitigação nas negociações internacionais e os caminhos para uma mobilidade de baixo carbono.
Fonte: Prof_andrea_santos