Marcelino 20Possui graduação em Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia (2000), mestrado em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (2006) e doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é professor do Programa de Engenharia de Transportes (PET) da COPPE/UFRJ. Atua na área de Planejamento de Transportes.

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Graduado em Engenharia Mecânica e de Automóveis e mestre em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (1989 e 1999). Doutor em Engenharia de Transportes pela COPPE/UFRJ (2004). Possui experiência profissional em empresas como Companhia Brasileira de Petróleo Ipiranga, SHV/Minasgás S.A. Distribuidora de Gás Combustível e Coca-Cola. Ocupou cargo de Diretor de Planejamento de Transportes na Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Foi professor do Instituto Militar de Engenharia (IME) e do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC). Desde 2006 é professor do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ com experiência nas áreas Planejamento de Transporte de Carga, Logística e Transportes, Energia e Meio Ambiente, com ênfase em Gestão de Sistemas de Transporte. Foi Diretor (2007 a 2012), Presidente (2013 a 2016) e Diretor Executivo (2017 e 2018) da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET). É Pesquisador de Produtividade 1A e consultor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC). Foi autor líder do Capítulo 8 (Transportes) do Relatório 5 do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) das Nações Unidas. Coordenou o Capítulo de Transportes do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) do Ministério do Meio Ambiente. Foi fundador e atualmente Presidente do Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável (IBTS) onde é colaborador voluntário. Considerando relações com instituições, tem desempenhado várias posições de pesquisador, consultor e coordenador de projetos junto de entidades públicas e privadas como: Ministério do Desenvolvimento Regional Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Ministério da Economia; Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial; Fórum Brasileiro de Mudança do Clima; Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro; Instituto Militar de Engenharia; GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH); Fundação Getúlio Vargas; World Wide Fund for Nature; Greenpeace; Instituto Clima e Sociedade e Climate Works Foundation. Em seus 20 anos de atuação acadêmica publicou 83 artigos científicos (30 em revistas indexadas) nas linhas de pesquisa de transporte, tecnologia e meio-ambiente e sustentabilidade em mobilidade e logística. É autor do único livro didático nacional sobre transporte, uso de energia e impactos ambientais, recentemente (2019) publicado em edição global em inglês. Possui consolidada experiência profissional em gestão da sustentabilidade em mobilidade e logística, transporte, uso de energia e impactos ambientais e projeções futuras para uso de energia e impactos ambientais nos transportes.

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Emilio 20Possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais na École Centrale de Paris e na Université de Paris-Sud. É Professor Titular da UFRJ no Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, ministrando aulas na Escola Politécnica e no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (COPPE/UFRJ). É chefe do Laboratório de Hidrogênio (LabH2/COPPE/UFRJ), presidente da Associação Brasileira de Hidrogênio (ABH2), membro do comitê de diretores da International Association of Hydrogen Energy (IAHE) e presidente do comitê organizador da 22ª World Hydrogen Energy Conference 2018 (WHEC). Especializado em metalurgia física, também realiza trabalhos de pesquisa e desenvolvimento em áreas relacionadas ao uso energético do hidrogênio, tais como: Pilhas a Combustível de Óxido Sólido (PaCOS), desenvolvimento de ônibus e embarcações com tração elétrica em sistema híbrido com pilha a combustível, fragilização de aços pelo hidrogênio e barreiras de difusão para o hidrogênio através de nitretação iônica por plasma pulsado.

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Matheus 20Professor da COPPE/UFRJ com pesquisa na área de novas tecnologias de transporte (MaaS) e modelos de concessão e financiamento de transportes. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e doutorado em Sistemas de Transporte pelo Doctoral Program in Transport System -MIT Portugal pela Universidade Técnica de Lisboa (2018). É um dos co-fundadores do Biklio - Bike with Benefits, startup que incentiva o uso de bicicletas enquanto coleta dados para políticas de priorização dos modos suáveis. Em 2016, foi pesquisador visitante no Massachusetts Institute of Technology sob orientação do prof. John Akula. No Brasil, colabora com a Rede de Estudos De Engenharia e Socioeconômico em Transportes. Em Portugal participou de projetos de pesquisa sobre Parcerias Publico Privadas e financiamento ao investimento de transportes sob orientação do Profa. Rosário Macário. Entusiasta do impacto das novas tecnologias sobre os sistemas de transporte urbanos, desenvolveu em 2016 a +MetroBH, plataforma de co-desenho e consulta pública sobre o metrô de Belo Horizonte. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Economia dos Transportes, atuando principalmente nos seguintes temas: financiamento, regulamentação, redes de transporte e contratos. Atua mais recentemente nos temas do desenvolvimento de novas ferramentas de coleta e análise de dados, consulta e participação pública para a construção de cidades inteligentes de alto impacto e baixo custo. 

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Romulo 20

Engenheiro Civil (UFBA), M.Sc. em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ) e Dr.Ing. em Urbanisme et Aménagement du Territoire pela Universidade de Paris. Professor dos cursos de pós-graduação em Engenharia de Transportes da COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro com ênfase em pesquisa em transporte público, atuando principalmente no planejamento, economia e regulamentação de redes de transportes. Membro titular do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior, CTC-ES da CAPES e Coordenador da Área Engenharias 1 da CAPES. Representante Titular da Área de Engenharia de Transportes no Comitê de Assessoramento do CNPq, entre 2013 e 2016. Foi Secretário de Estado de Administração do Estado do Rio de Janeiro (2002) e Subsecretário Municipal de Transporte do Rio de Janeiro (2009-2011) tendo, dentre outras responsabilidades, a concepção de implantação do BRS na cidade do Rio, o sistema de Bilhete Único e a reorganização dos sistemas de transporte complementar.

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