08 12 PET noticiaprofO hidrogênio verde pode ser considerado mais sustentável em relação a outros tipos de combustíveis, já que não emite gás carbônico na produção e utiliza energia renovável. No entanto, especialistas alertam para o alto consumo de energia elétrica e de água no processo de produção do H2V. Para produzir 1 kg de hidrogênio verde são necessários 58 kWh - o equivalente a um terço do consumo médio mensal de uma residência, que fica em torno de 150kWh. Os dados são do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ), a partir do aparelho que faz a eletrólise (quebra da molécula) na planta de produção de H2V que a instituição mantém.

 “Para operar no sistema, a água não pode ter nenhum tipo de impureza”, disse Andrea Santos, Professora e Coordenadora do Programa de Engenharia de Transportes (COPPE/UFRJ)

Hoje, a energia elétrica responde por 75% do custo de produção do hidrogênio verde, calcula Ricardo Ruther, coordenador de uma usina experimental de produção de H2V na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Há estudos para melhorar a eficiência dos eletrolizadores e usar menos energia.


Fonte: Valor - Globo

 

Topo