30 06 PET face noticias DatasO Programa de Engenha de Transportes possui um novo Quadro de horários para o 1º Período de 2020, que será de 06/07 a 03/10/2020

Clique AQUI e confira o Quadro de Horários completo. 

26 06 PET NoticiaO professor Márcio D'Agosto (PET), em parceria da Drª Luciana Ventura (INEA), publicou um artigo na Revista Internacional de Ciências (UERJ), sobre a regulamentação e o controle das emissões atmosféricas veiculares. O trabalho intitulado "Divergências das Normas Legais Brasileiras sobre Inspeção Ambiental Veicular", procura analisar resoluções nacionais voltadas à implantação das inspeções ambientais veiculares (IAV) e como harmonizá-las.

Resumo: O Conselho Nacional de Meio Ambiente publicou a Resolução CONAMA nº 18 em 1986 visando o controle da poluição veicular e consequentemente a melhoria da qualidade do ar ambiente. Neste documento estava previsto que órgãos estaduais de meio ambiente (OEMA) implantassem em até 10 anos a inspeção ambiental veicular (IAV). Em 1997, o Código de Trânsito Brasileiro reafirmou a necessidade da IAV no licenciamento anual veicular. Entretanto, somente o estado do Rio de Janeiro a implantou. Devido esta baixa adesão dos estados na implantação destas vistorias, duas outras resoluções foram publicadas: Resolução CONAMA nº 418 de 2009 e Resolução CONTRAN nº 716 de 2017. O objetivo deste trabalho é analisar ambas e verificar as suas analogias e divergências, assim como propor uma alternativa para harmonizá-las. A Resolução CONTRAN nº 716 conferiu ao Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) a operação e gestão da IAV, já a Resolução CONAMA nº 418 delegou esta atribuição as OEMA. Portanto, há uma divergência nas políticas de controle de poluição veicular brasileiras. Diante a análise de ambas as legislações, verificou-se que a forma mais adequada de realizar o licenciamento anual veicular é por meio de convênio de cooperação técnica entre OEMA e DETRAN, uma vez que se faz necessário durante o licenciamento tanto a inspeção de segurança quanto a ambiental, conforme preconizado no Código e Trânsito Brasileiro.

Palavras-chave: Emissões veiculares, Políticas de controle veicular, Qualidade do ar.

Clique AQUI para conferir o artigo completo. 

23 06 PET NoticiaSuzana Kahn, professora do PET e vice-diretora da Coppe/UFRJ, concedeu uma entrevista para o Valor Econômico, jornal de economia, finanças e negócios brasileiro, criado a partir de uma parceira entre os grupos Folha e Globo. A entrevista abordou questões sobre a adoção de práticas sustentáveis na atração de recursos no cenário pós-pandemia, com base na análise de especialistas do setor e na recente valorização da economia limpa pelo mercado de capitais.

Para ter acesso a entrevista na íntegra, clique AQUI.

25 06 PET Noticia mitO MOB.Inc propõe aos participantes uma jornada com duração de cinco dias, quatro dias para construção de uma proposta e um dia para apresentação dos produtos finais. A Jornada MOB.Inc será feita em ambiente virtual, utilizando plataformas digitais para comunicação entre participantes e realização das atividades.

Propomos um espaço aberto e cocriativo desenhado para debater a inovação nas práticas de mobilidade e transporte e, a partir desse ponto zero, fomentar a mobilização de uma rede contínua de pesquisadores para que possamos em conjunto descobrir caminhos para cidades mais inclusivas.

Acesse mobinc.online e inscreva-se AQUI!

O MOB.Inc nasceu da necessidade de criar espaços inovadores para troca de conhecimento. Utilizando métodos que vão além dos seminários tradicionais, a ideia é fortalecer redes de pesquisadores e profissionais que atuem com mobilidade e inclusão social nas cidades brasileiras.

Convidamos você a participar dessa transformação com a gente. Vamos construir juntos a mudança e as cidades que queremos!

22 06 PET noticia modeloNovo covid19Com vistas à retomada das atividades sociais, econômicas e culturais e as ações de combate, relativas ao sistema de transportes  da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, à COVID-19, os alunos e professores do Programa de Engenharia de Transportes (PET/COPPE/UFRJ) participaram da criação de uma nota técnica sobre COVID-19. A nota, entitulada “A Mobilidade Urbana e as Ações de Combate à COVID-19”, foi elaborada para a Secretaria de Transportes do Estado do Rio de Janeiro

Clique AQUI para ter acesso a nota completa. 

 

Topo