12 03 PET Noticia coronaNa última sexta feira, em reunião na sala do CONSUNI, com a presença da equipe da reitoria e especialistas da área de saúde, Professores Roberto Medronho, Edimilson Migowski, entre outros profissionais, foram definidas alguma ações básicas contra o coronavírus. São elas:

1- Colocação de sabonete líquido e papel toalha em todos os banheiros, permitindo a lavagem adequada das mãos. Informar aos servidores, estudantes e funcionários terceirizados sobre a necessidade de lavar as mãos com frequência;
2- Utilização de álcool gel ou álcool 70 para a limpeza de superfícies e bancadas;
3- No caso de alguma pessoa sentir dificuldade para respirar ou apresentar sintomas respiratórios não usuais, informar o dirigente, que deverá fazer o encaminhamento para o Hospital Universitário;
4- Sempre que possível abrir as janelas das salas de aula, laboratórios e ventilar os ambientes;
5- Quando espirrar utilizar um lenço de papel para evitar contaminação das mãos e outras áreas, ou utilizar o cotovelo para conter o espirro;
6- Pelo menos neste período, de muitas incertezas, adotar cumprimentos sem contato pessoal.

Além dessas recomendações básicas, foi solicitado que todos mantenham a carteira de vacinação em dia e que aqueles com idade até 59 anos, tomem a vacina contra sarampo. A vacina está disponível para todos, inclusive para os estudantes, na CPST. E no dia 12 de março, na sala C, da decania do CT, as pessoas podem se vacinar contra o sarampo.

Para viabilizar a compra emergencial do sabonete líquido, álcool gel e papel toalha, a Pró reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças (PR3) liberou a 1ª parcela do orçamento participativo para as Unidades e Centros, e a Pró-reitoria de Gestão e Governança (PR6) informou que tem uma ata aberta para a compra desses insumos, cuja adesão deve ser feita até dia 12 de março.

O Programa Ativida do CCMN também poderá auxiliar na identificação de sintomas respiratórios não comuns, para encaminhamento aos especialistas, quando necessário.

A reunião foi encerrada com a informação de que, neste momento, não existe motivos para o cancelamento das aulas e atividades acadêmicas. No entanto, a situação está sendo avaliada dia a dia. Qualquer mudança será informada a comunidade.

 

Topo