20 09 PET NoticiaO transporte público é um direito social, assegurado na Constituição, e um serviço público essencial, que tem o compromisso de atender a população de forma universal, contínua e a preços módicos.

Em tempos de crise econômica, o setor de transporte coletivo vem perdendo, no Brasil, demanda ano após ano, que se traduz pela baixa de 35,5% de passageiros em mais de 20 anos, sendo 25% nos últimos quatro anos. Tal queda é resultado dos desequilíbrios estruturais, do estímulo ao transporte individual e da falta de políticas públicas integradas, que respondam, de forma efetiva, à complexidade das barreiras enfrentadas por essa atividade fundamental. Todo este panorama gera como externalidade, dentre outros problemas, grandes congestionamentos, que hoje são considerados pela população como o quarto principal problema urbano do País.

No Brasil, cerca de 50 milhões de habitantes dependem do transporte público para trabalhar, estudar e realizar todas as suas atividades, sendo que 86% desse total utilizam os ônibus urbanos em seus deslocamentos diários. No Estado do Rio de Janeiro, são mais de 7,5 milhões de viagens todos os dias.

Na tentativa de buscar mais estudos e ideias para a melhoria da qualidade dos serviços de transporte por ônibus no Estado, e devido à sua grande importância para a mobilidade da população brasileira, a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) oferece, através do presente edital, uma bolsa de estudos para desenvolvimento de pesquisa na área de transporte público por ônibus. O objetivo final deste incentivo é que a contribuição de tal pesquisa possa ajudar a reverter o panorama negativo exposto anteriormente.

PET download Confira o edital completo

Nike Air Jordan
Topo