Accessibility Tools

5154767393007863334Sob a mentoria da Prof.ª Andréa Santos, do PET da Coppe/UFRJ, jovens líderes brasileiros se preparam para atuar nas negociações climáticas internacionais da COP30, em Belém. A iniciativa faz parte do COP30 Simulation Fellowship Programme, organizado pela British University no Egito e pelo PNUD Egito, que simula negociações reais da Conferência do Clima.

O programa reúne 130 estudantes de 47 países, permitindo interação com negociadores-chefe, delegações nacionais e líderes internacionais. Os participantes elaboram declarações climáticas juvenis e alguns são selecionados para atuar diretamente na COP30.

A Coppe/UFRJ tem papel fundamental na formação de líderes globais em diplomacia climática. A Prof.ª Andréa Santos, reconhecida por sua atuação em negociações internacionais e presença em diversas COPs, articula a participação da UFRJ como parceira brasileira, garantindo capacitação técnica e habilidades de liderança aos estudantes.

O programa capacita os estudantes em negociação, engaja a juventude e destaca atores não estatais, abordando também aspectos técnicos e científicos da ação climática. A primeira fase, entre julho e agosto, consistiu em capacitação online e pesquisa; na Conferência de Simulação da COP, os estudantes elaboraram a COP Simulation Youth Declaration, documento com propostas juvenis para a crise climática.

Na fase final, os selecionados integrarão a delegação oficial da COP30, com acesso à Blue Zone e apresentação direta de suas propostas a líderes e negociadores. A experiência reforça o protagonismo da juventude, a contribuição da Coppe na formação de líderes internacionais e a projeção da ciência brasileira, especialmente em iniciativas que destacam países do Sul Global, como o Egito, parceiro do programa e integrante dos BRICS desde 2024.

Confira a notícia completa AQUI!

Fonte: COPPE UFRJ

 

Topo