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07 11 PET Doutorado Alexadre noticia 374 x 234Título: “Avaliação da Deformação Permanente e Resiliente em Carregamento Multiestágio de Solos Estabilizados com Asfalto Utilizando Emulsão Asfáltica”

Candidato(a): Alexandre Simas de Medeiros

Orientador: Marcelino Aurélio Vieira da Silva – PET/COPPE/UFRJ

Data: 14/11/2024
Horário: 09:00
Local: Bloco H-106 – sala 1

Transmissão remota via Meet
Clique AQUI e acesse a transmissão!


Banca Examinadora:

Prof. Marcelino Aurélio Vieira da Silva – PET/COPPE/UFRJ
Prof. Hostilio Xavier Ratton Neto – PET/COPPE/UFRJ
Profa. Liedi Legi Bariani Bernucci - USP
Prof. Luciano Pivoto Specht - UFSM
Prof. Filipe Almeida Corrêa do Nascimento – IME

06 11 PET Mestrado Paulo noticia 374 x 234Título: "Cabotagem Brasileira, Uma Alternativa Sustentável ao Transporte de Carga Brasileiro"

Candidato: Paulo Marcelo Raposo Machado Costa

Orientadores: Marcio de Almeida D’Agosto – PET/COPPE/UFRJ e Jean-David Job Emmanuel Marie Caprace – PENO/COPPE/UFRJ

Data: 22/11/2024
Horário: 10:00
Local: Defesa remota

Clique AQUI para acessar a transmissão On-line

Banca examinadora:
Prof. Marcio de Almeida D’Agosto (Orientador) – PET/COPPE/UFRJ
Prof. Lino Guimarães Marujo – PET/COPPE/UFRJ
Prof. Luiz Felipe Assis - POLI/UFRJ
Prof. Luiz Antônio Vaz Pinto – PENO/COPPE/UFRJ

23 10 PET Seminário noticia 374 x 234Fique por dentro da 8ª edição do VIA VIVA, o Seminário Socioambiental em Infraestrutura de Transportes, que acontece hoje e está sendo transmitido ao vivo pelo YouTube. Com o tema "Licenciamento Ambiental: Retomando Diálogos", o evento coloca em pauta discussões fundamentais sobre o ciclo de vida dos ativos de transporte, incluindo políticas, planos e projetos sob responsabilidade do Ministério dos Transportes e suas entidades vinculadas.

Desde 2017, o Ministério dos Transportes realiza o VIA VIVA, um seminário voltado à promoção da sustentabilidade em empreendimentos de infraestrutura de transporte. O evento, coordenado pela Subsecretaria de Sustentabilidade, reúne autoridades, representantes governamentais, empresários, acadêmicos e a sociedade para discutir diretrizes, iniciativas e estratégias que aliam transporte e preservação ambiental.

Não perca a chance de acompanhar debates enriquecedores sobre as melhores práticas e desafios para o licenciamento ambiental e a sustentabilidade na infraestrutura de transportes.

A transmissão ao vivo está disponível pelo YouTube!
Clique AQUI para acessar a transmissão!

Clique AQUI para acessar a Programação completa!

Participe e fique por dentro das principais discussões sobre o futuro do licenciamento ambiental no Brasil!

Fonte: VIA VIVA

05 11 PET Instituto noticia 374 x 234Em 30 de outubro de 2024, o Instituto de Pesquisas BRICS foi honrado com o Prêmio Internacional de Especialistas do Clube Mundial de Petersburgo em Moscou, destacando suas contribuições para a influência dos países do BRICS na multipolaridade.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) teve um papel importante nessa conquista, com a participação ativa dos professores Andrea Santos e Elton Fernandes. Juntos, eles contribuíram significativamente para a pesquisa alinhada aos três pilares do BRICS: cooperação política e de segurança, econômica e financeira, e cultural. Este sucesso foi viabilizado por parcerias com diversas instituições e pela dedicação da equipe, liderada pelo Dr. Ndivhuho Tshikovhi.

Fonte: Netswera Fulufhelo

 

 05 11 PET noticia 374 x 234 2

21 10 Pet Lula sanciona lei que aumenta em até 35 de etanol naO presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.993/2024, a "Lei do Combustível do Futuro", que institui o Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação (ProBioQAV), o Programa Nacional de Diesel Verde (PNDV) e o Programa Nacional de Descarbonização do Produtor e Importador de Gás Natural e de Incentivo ao Biometano.

De acordo com a Agência Câmara de Notícias aumenta a mistura de etanol e de biodiesel à gasolina e ao diesel, respectivamente.

A margem de mistura de etanol à gasolina vendida nos postos passa de 22% a 27%, podendo chegar a 35%. Atualmente, o mínimo é 18%.

A Tribuna conversou com Márcio D'Agosto, professor de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), que afastou a possibilidade de haver algum risco para os motores dos carros que usam apenas gasolina.

"O que pode acontecer é que o usuário terá um custo adicional, por causa do maior cuidado com a manutenção, com um filtro de gasolina, por exemplo".

O professor destacou que há a possibilidade dos automóveis perderem força, já que a gasolina tem mais quantidade de energia por volume de combustível do que o álcool.

Saiba mais AQUI!

Fonte: ATRIBUNA

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