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O Transportation Geography Specialty Group (TGSG) da American Association of Geographers, tem como missão incentivar e facilitar as interações entre indivíduos interessados em pesquisa, prática e educação de tópicos relacionados ao transporte. O prêmio 2023 TGSG Outstanding Thesis and Dissertation Awards é um prêmio mundial, promovido pelo TGSG, com o objetivo de reconhecer teses e dissertações de destaque em tópicos interessantes e inovadores de transporte realizadas entre 15 de Dezembro de 2021 e 15 de Dezembro de 2022. Esta é a primeira vez que uma dissertação feita em uma universidade no Sul Global ganha o prêmio, e teve como vencedor Gregorio Costa Luz de Souza Lima, orientando do Prof. Licinio Portugal (PET/UFRJ). O prêmio será entregue no encontro anual da American Association of Geographers (2023 AAG Annual Meeting) em Denver, Colorado (EUA), no dia 25 de março.
Parabenizamos Gregório Costa por sua premiação!
A SPIC Brasil está com uma iniciativa de Inovação Aberta: O Programa Geração Inovação
Com foco em Eficiência Operacional na UHE São Simão, o público-alvo são os atores do ecossistema de inovação, tais como startups, empresas de base tecnológica, ICTs e universidades.
Com quatro desafios abertos nas áreas de: Monitoramento Florestal, Metaverso/Realidade Virtual, Gestão de Documentos por Software e Gestão de Condições de Isolação e Bloqueio.
Cada uma das soluções aprovadas contará com os incentivos de P&D Aneel.
Para mais informações clique AQUI
Aonde você encontra maiores informações sobre o Programa, bem como o regulamento.
Título: Desagregação Espacial de Inventários de Energia e Emissões Atmosféricas do Setor de Transportes com Vista à Mensuração, Relato e Verificação.
Palestrante: George Vasconcelos Goes
Data: 14/03/2023
Horário: 14:00h
Local: Transmissão Online
Acesse AQUI o link da transmissão.
Banca Examinadora:
Prof. Marcio de Almeida D'Agosto (Orientador) - PET/COPPE/UFRJ
Profa. Suzana Kahn Ribeiro - PET/COPPE/UFRJ
Profa. Carolina Burle Schmidt Dubeux – Centro Clima - PPE/COPPE/UFRJ
Prof. Rafael Garcia Barbastéfano – CEFET/RJ
Profa. Luciana Maria Baptista Ventura – INEA/RJ
Título: “Using System Dynamics to Assess the Impact of the Brazilian Urban Mobility Policy”
Palestrante: Wlisses Bonelá Fontoura
Data: 27/02/2023
Horário: 9:00
Local: Transmissão Online
Clique AQUI para acessar o link da Transmissão.
Banca examinadora:
Prof. Glaydston Mattos Ribeiro (Orientador) - PET/COPPE/UFRJ
Profa. Gisele de Lorena Diniz Chaves – UFSC
Prof. Gonçalo Homem de Almeida R. Correia – TU DELFT
Prof. Licinio da Silva Portugal – PET/COPPE/UFRJ
Prof. Matheus Henrique de Sousa Oliveira – PET/COPPE/UFRJ
No dia 22 de janeiro, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) completou 25 anos. O documento mudou o cenário no trânsito, colocando prioridades muito claras para pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas, ordenando o uso de vias e rodovias, diz Rômulo Orrico, professor de Engenharia de Transportes do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O professor também fala sobre como a legislação endureceu as penalidades e as multas para motoristas imprudentes e embriagados e ainda os obrigou a fazer curso antes de dirigir. O CTB melhorou a segurança e deu margem, por exemplo, para que fosse criada a lei seca.
Um maior rigor com os condutores contribuiu para reduzir o número de acidentes. Por isso, Rômulo defende a necessidade de retomar as ações de fiscalização e de educação e voltar a ter um controle de velocidade nas estradas brasileiras, para não haver sensação de impunidade.
Marina Baltar, futura professora do Departamento de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ, afirmou que o CTB é bem completo porque pensa tanto na educação da população como na fiscalização do trânsito.
O CTB é atualizado de forma permanente. Ainda esse ano, novas regras entrarão em rigor, entre elas a multa por excesso de peso, regras relativas à idade do condutor e a não suspensão ou bloqueio da CNH em situações em que o condutor esteja em processo de defesa prévia.