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03 06 PET NoticiaNo dia 28 de maio, foi publicado o artigo "Estrutura urbana, mobilidade e propagação da COVID-19", no jornal O Globo Online. O artigo foi desenvolvido pelos professores Romulo Orrico, do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ, e Guilherme Leiva, do Cefet-MG.

Os autores destacam que os meios de transportes e a organização urbana tornaram as cidades brasileiras espraiadas e excludentes. Considerando que não é possível alterar, em curto prazo, a estrutura urbana, parte importante no combate ao vírus deve se dar no escopo da Mobilidade Urbana, com destaque na rede de transporte público.

Sobre os autores

Romulo Orrico é Engenheiro Civil, M.Sc. em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e D.Sc. em Urbanisme et Aménagement du Territoire pela Universidade de Paris, é professor do cursos de pós-graduação em Engenharia de Transportes COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro com ênfase em pesquisa em transporte público, atuando principalmente no planejamento, economia e regulamentação de redes de transportes. Já foi Secretário de Estado de Administração do Estado do Rio de Janeiro e Subsecretário de Transportes da Cidade do Rio de Janeiro.

Guilherme Leiva possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001), mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), doutorado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012) e pós-doutorado pelo Programa de Engenharia de Transportes da COPPE-UFRJ (2017). Atualmente é coordenador do curso de Engenharia de Transportes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Atua nas áreas de planejamento e operação dos sistemas de transporte com enfoque na interface entre transporte e uso do solo.

Para conferir o artigo na íntegra, clique AQUI.

28 04 PET Noticia resultadoConfira AQUI o Resultado da Avaliação dos Candidatos do Processo Seletivo Doutorado para a segunda entrada no ano de 2020.

17 04 PET Noticia mudancasprocessoSeguindo as recomendações de distanciamento social para o combate a expansão da COVID-19, o programa de engenharia de transporte por meio da comissão de seleção do EDITAL 669/19 decide pela não realização das provas presenciais de matemática e raciocínio lógico e interpretação de textos em inglês.

Em substituição a estas etapas será realizada uma prova oral com gravação, com o mesmo valor de 30 pontos, considerando os seguintes itens avaliativos:
1) Adequação da formação do candidato quanto à pesquisa proposta (30%)
2) Adequação do projeto de pesquisa em termos de resultados científicos (50%)
3) Adequação quanto às linhas de pesquisa do PET (20%)

Todos os candidatos inscritos serão notificados pelo email cadastrado na ficha de inscrição em até 48h após a divulgação do presente comunicado.

Após o comunicado o cronograma do processo seletivo seguirá de acordo com as datas abaixo:

Calendário Retificado Edital 669/19/2
Publicação do Comunicado 17/04/2020    
Período para o agendamento da prova oral 18/04/2020 a 22/04/2020
Período de realização da prova oral 23/04/2020 e 24/04/2020
Divulgação do resultado da prova oral 24/04/2020    
Período de pedido de reconsideração para a prova oral 25/04/2020 a 27/04/2020
Período de avaliação do Currículo e Projeto de Tese 17/04/2020 a 30/04/2020
Resultado da avaliação do Currículo e Projeto de Tese 30/04/2020    
Período de Reconsideração da avaliação do Currículo e Projeto de Tese 01/05/2020 a 05/05/2020
Divulgação do resultado do processo seletivo 06/05/2020    
Período de Reconsideração ao Processo seletivo 07/05/2020 e 08/05/2020
Resultado Final 11/05/2020    
Homologação dos Resultados 11/05/2020    

24 043 PET Noticia provaoralPara conferir o Resultado da Prova Oral da Seleção ao Doutorado para 2020.2, clique AQUI.

17 03 PET Noticia fulbrightWlisses Bonelá Fontoura, ingressante no período letivo de 2019.1, recebeu uma bolsa na do Programa Fullbright. O aluno ficará nove meses na Worcester Polytechnic Institute.

O projeto de Wlisses entitulado "A System Dynamics-Based Simulation Model to Evaluate the Brazilian Urban Mobility Policy" foi o escolhido e o mesmo atuará com o Prof. Michael J. Radzicki.

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