Accessibility Tools

Notícias

01 10 PET Notícia RioThe way we think about cities is conditioned by the way they have been historically structured: a central business district (CBD) surrounded by suburban housing. Nevertheless, deep urban transformations took place in many cities from the mid-twentieth century onwards, including activity decentralisation and a growing detachment between form and function. Hence, while there still are substantial travel dynamics between core and periphery, socio-spatial interaction patterns within large cities complexify and become more explicit. That is, localities outside the CBD develop ties such as cooperation, complementarity, and mutual influence. Proper identification of those interaction patterns is paramount to identify emergent subcentres and latent synergies that might be fomented, thus aiding better-targeted transport policies. In that context, we proposed a territorial embeddedness analysis (TEA), which consists of two steps implemented in the Rio de Janeiro Metropolitan Area (RJMA). Firstly, we applied graph theory to flow data from the 2013 Household Travel Survey (HTS) to detect the main centralities, which then serve as the basis for calculating the TEA relational indices. Secondly, the k-means algorithm was applied to these indices to organise the HTS traffic zones into seven groups. Our findings allow us to place localities into two opposing categories. The first is that of places that need longer trips to access resources, while in the second category, there are places most associated with shorter trips. Three further situations can be distinguished within this second category: (a) areas near first-order centralities; (b) classical peripheries that access resources either in closer subcentres or on scattered areas nearby; and (c) highly segregated places that are unable to properly access the city’s resources. Overall, we believe this classification allows planners to better understand the complex relations taking place in metropolitan areas, which have evolved far beyond the core-periphery model. It can also foster the implementation of place-specific policies, such as restructuring the transit network based on local specificities and regional goals.

Confira AQUI o Artigo.

28 09 PET Treinamento NoticiaEstão abertas até 07 de outubro as inscrições para o treinamento Clima, NDC e Transportes: criando a linha de base. Promovido pela Coppe/UFRJ, em parceria com o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC), e apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), o curso tem como objetivo apresentar e debater a política climática nacional e a Contribuição Nacional Determinada (NDC) brasileira, com foco no setor de Transportes.

Agrupado em cinco módulos, e com emissão de certificado ao final, o treinamento é destinado a dirigentes e funcionários de empresas que atuam no setor de Transportes, pesquisadores, gestores públicos, startups, sociedade civil e demais interessados no tema. Durante os módulos serão discutidas a agenda climática brasileira e a sua governança, as emissões setoriais e nacional, as metas da NDC brasileira e a importância dos transportes, as principais experiências internacionais e boas práticas no setor, entre outros tópicos.

As palestras serão realizadas pelos professores da Coppe, Andrea Santos e Márcio D’Agosto (Programa de Engenharia de Transportes); Lino Marujo e Luan Santos (Programa de Engenharia de Produção); e Emílio La Rovere (Programa de Planejamento Energético); pelo coordenador de Transportes do iCS, Marcel Martin; e pelo vice-diretor regional para a América Latina da C40 Cities, Ilan Cuperstein; entre outros.

Mais informações e ficha de inscrição do treinamento podem ser obtidas no site do Programa de Engenharia de Transportes.

21 09 PET noticia Participe do treinamento ClimaInformações gerais do curso

Instituição e Parceiros: COPPE UFRJ, Programa de Engenharia de Transportes (PET/COPPE/UFRJ), Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) e Apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS)

Ementa: O treinamento tem como objetivo apresentar e debater a política climática nacional e a NDC brasileira, concentrando-se no setor de transportes. O curso está agrupado em 5 módulos, com emissão de Certificado ao final do treinamento.

Público-alvo: Empresas do setor, gestores públicos, startups, pesquisadores, sociedade civil e demais interessados no tema

Tipo do curso: Treinamento

Período de inscrições: até 07/10/2021

Período do Curso: Turma 1 (13/10 e 15/10) e Turma 2 (20/10 e 22/10)

Local: Online

Carga horária: 6 horas

Documentos necessários: Documento de Identidade; Comprovação de Ensino Superior e Currículo atualizado.

Treinamento gratuito!

Saiba mais sobre o curso AQUI.

15 09 PET NoticiaA UFRJ é a melhor universidade federal do país. A avaliação é do QS Latin America 2022, um dos mais respeitados rankings acadêmicos. O estudo, publicado no dia 25/8, foi produzido pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS). Nessa 11ª edição do ranking, 416 instituições da América Latina foram avaliadas. Na região latino-americana, a UFRJ ficou em nono lugar pela quarta vez consecutiva.

A média da UFRJ na pesquisa foi de 91 pontos, de um total de 100. Ao todo, oito quesitos foram avaliados:

• rede de pesquisa internacional;
• publicações por faculdade;
• quantidade de professores com doutorado;
• impacto na internet;
• citações por artigo;
• artigos por faculdade;
• reputação acadêmica;
• reputação entre empregadores.

A Universidade teve nota máxima em dois indicadores: impacto na internet e quantidade de professores com doutorado.

Entre as 95 universidades brasileiras classificadas, três aparecem entre as dez melhores da América Latina − além da UFRJ, a Universidade de São Paulo (USP), que ficou na segunda posição, atrás apenas da Pontifícia Universidade Católica do Chile, e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que ficou em sétimo lugar.

*Texto de Victor França, para o Conexão UFRJ

Topo