Accessibility Tools

Notícias

10 10 PET PET Cerimônia noticia 374 x 234 capaNo dia 25 de setembro, aconteceu a Cerimônia de Premiação do Prêmio Nacional Cátedra Abertis, onde a doutora Verônica Ghisolfi, do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ, foi laureada pelo reconhecimento de sua tese como a melhor defendida em 2023 no Brasil, na área de Mobilidade Sustentável. Embora não tenha podido comparecer ao evento em São Paulo, Verônica foi representada pelos professores Glaydston Ribeiro e Gisele de Lorena Chaves, que orientaram sua pesquisa e receberam o prêmio em seu nome, que inclui uma recompensa de 5 mil euros.

A pesquisa de Verônica Ghisolfi, intitulada "A system dynamics-based analysis on the time response of freight transport system to decarbonization measures" aborda os desafios da descarbonização do transporte de cargas e a lenta implementação de políticas necessárias para atender às metas climáticas. Utilizando um modelo de simulação dinâmica, seu trabalho analisa os efeitos de medidas de descarbonização ao longo dos próximos 30 anos no sistema de transporte de cargas brasileiro, explorando alternativas sustentáveis como eletrificação, biocombustíveis, renovação da frota e transferência modal.

10 10 PET PET Cerimônia noticia 374 x 234 0110 10 PET PET Cerimônia noticia 374 x 234 0110 10 PET PET Cerimônia noticia 374 x 234 0110 10 PET PET Cerimônia noticia 374 x 234 0110 10 PET PET Cerimônia noticia 374 x 234 0110 10 PET PET Cerimônia noticia 374 x 234 0110 10 PET PET Cerimônia noticia 374 x 234 0110 10 PET PET Cerimônia noticia 374 x 234 0110 10 PET PET Cerimônia noticia 374 x 234 01

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Saiba mais AQUI

Fonte: COPPE

10 10 Pet Confira a participação do Professor Glaydston NoticiaO professor participou como moderador da mesa redonda "Como melhorar e qualificar o transporte público de Teresópolis: propostas e soluções".

Na mesa-redonda que encerrou o evento, o professor Glaydston Mattos Ribeiro, da Coppe/UFRJ, debateu sobre possíveis soluções para os desafios de mobilidade em Teresópolis. Entre as sugestões discutidas estavam a priorização do transporte público nas vias, a construção de abrigos mais confortáveis, um melhor planejamento urbano e a criação de um plano de mobilidade urbana que permita o acesso a recursos federais. Além disso, foi discutida a adoção de um modelo de financiamento que viabilize a redução das tarifas, seja por meio de subsídios, desoneração ou outras estratégias.

Se você perdeu o evento, não se preocupe! A gravação já está disponível AQUI!

Fontes: Diário; Ônibus & TransportePortal GiroPortal Terê.

 10 10 Pet Confira a participação do Professor Glaydston Noticia2 10 10 Pet Confira a participação do Professor Glaydston Noticia3

30 09 PET Confira noticia 2Confira a Grade Horária 2024.3 do Programa de Engenharia de Transportes AQUI.

09 10 PET Doutorado Marcus noticia 1Título: “Resiliência da Mobilidade Urbana em Face da Violência: Uma Perspectiva a Partir do Gênero”

Candidato(a): Marcus Hugo Sant’Anna Cardoso

Orientador: Marcelino Aurélio Vieira da Silva – PET/COPPE/UFRJ

Data: 18/10/2024
Horário: 14:00
Local: Bloco H-106 – sala 1

Transmissão remota via Meet
Clique AQUI e acesse a transmissão!

 

Banca Examinadora:
Prof. Marcelino Aurélio Vieira da Silva – PET/COPPE/UFRJ
Profa. Tálita Floriano dos Santos – UnB
Prof. Vicente Aprigliano Fernandes – PUC/Valparaíso
Prof. Ilton Curty Leal Júnior– UFF/VR
Prof. Matheus Henrique de Sousa Oliveira – PET/COPPE/UFRJ

 

30 09 PET Artigo noticia 2No dia Mundial do Turismo (27/09), o jornal Indidano "URBAN HERALD" publicou a matéria "Journey Across Borders: “World Tourism Day 2024" com o artigo do Prof. Elton Fernandes que analisa a importância da expansão do turismo no Sul Global para o desenvolvimento econômico das nações emergentes. Fernandes ressalta que a falta de uma rede de transporte aéreo independente entre esses países representa uma barreira significativa, já que muitas viagens aéreas ainda dependem da infraestrutura do Norte Global, dominada por companhias aéreas dos EUA, Europa e Ásia.

Essa dependência gera vulnerabilidades e limita o desenvolvimento sustentável do turismo, pois, enquanto o Norte Global conta com uma ampla rede de corredores aéreos, os países do Sul Global enfrentam a escassez de rotas diretas, tornando suas indústrias turísticas mais vulneráveis e dependentes de voos indiretos e conexões onerosas. 

Clique AQUI para acessar o artigo completo!

Topo