08 11 PET COP26 NoticiaA 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26) iniciou-se no dia 31 de outubro e terminou no dia 13 de novembro de 2021. Trata-se da principal cúpula da ONU para debate sobre questões climáticas. O encontro entre os representantes dos 196 países participantes do Acordo de Paris, tinha como objetivo principal finalizar o livro de regras para a implementação do Acordo de Paris, onde há discussão sobre o clima e a urgência de aumento de ambição por parte dos países (Parte da Convenção) em atingir emissões líquidas zero de carbono até meados do século e avançar na agenda de adaptação e financiamento. Duas professoras do Programa de Engenharia de Transportes participaram da COP26 e de eventos paralelos, são elas:

A professora Suzana Kahn, Vice-Diretora da Coppe/UFRJ e professora do Programa de Engenharia de Transportes, coordena a Aliança Global de Universidades para o Clima (GAUC), da qual a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) faz parte, e foi responsável por promover diversos eventos que tiveram como objetivo enfatizar a interconexão entre a mudança climática e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), e debater o impacto transformador que a mudança climática exerce sobre outros assuntos relevante para o desenvolvimento global. Saiba mais AQUI.

A professora Andrea Santos, vice-coordenadora do Programa de Engenharia de Transportes, também acompanhou as negociações e participou de eventos paralelos. A Professora acompanhou as negociações no âmbito de financiamento, adaptação e perdas e danos. Relatórios apresentados na COP26 mostram como os efeitos das mudanças climáticas afetam de maneira desigual os países. Um dos exemplos são os países africanos, que emitem apenas 3% das emissões de gases de efeito estufa, mas que já gastam, por ano, 10% do seu PIB para enfrentar os impactos da mudança do clima. No dia 05 de novembro ocorreu o evento “Building Capacity for Carbon Finance”, onde apresentou experiências e lições apreendidas nos cursos de pós graduação e oportunidades para a internacionalização e intercâmbios entre universidades, e falou sobre a importância de soluções rápidas e disruptivas, mas equitativas, num mundo que necessita de ações urgentes frente à mudança do clima. Profa. Andréa também participou do evento “Scaling Up: Case Studies in Collaborations between Cities and High Education Institutions” organizado pela Urban Climate Change Research Network (UCCRN), moderado pela cientista Dra. Cynthia Rosenzweig da Universidade de Columbia.