09 06 PET ExAlunoPremio noticia

Ex-aluno do PET/UFRJ recebe prêmio de jovem pesquisador na Espanha

O ex-aluno do Programa de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PET/UFRJ), Túlio Silveira Santos, foi o vencedor do prêmio de jovem pesquisador na Espanha (em espanhol, Accésit Premio Joven Investigador), após avaliação do Fórum de Engenharia de Transportes (em espanhol, Foro de Ingeniería del Transporte), celebrado nos dias 25 e 26 maio de 2022 na Residência Lucas Olazábal da Universidad Politécnica de Madrid, em Cercedilla, Espanha.

Túlio expôs os avanços de sua tese de doutorado – “Applying Data Science and Machine Learning to Transportation Engineering: Does it improve decision-making in mobility systems?” –, atualmente em desenvolvimento no Centro de Pesquisa de Transportes (TRANSyT) da Universidad Politécnica de Madrid (UPM), sob a orientação dos professores José Manuel Vassallo e Thais Rangel.

Essa é a segunda vez que Túlio recebe um prêmio relacionado às suas pesquisas acadêmicas. Em 2018, foi o vencedor do “Prêmio Cátedra Abertis-USP de Gestão de Infraestruturas de Transporte”, na categoria “Melhor Dissertação de Mestrado de 2017”. Túlio concorreu com o tema de sua dissertação de mestrado – “Procedimento metodológico para avaliação de desempenho de praças de pedágio com uso de simulação” –, defendida no Programa de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PET/UFRJ), sob a orientação dos professores Licinio da Silva Portugal e Paulo César Martins Ribeiro. Esse prêmio lhe foi entregue durante o 32º Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET), realizado nos dias 4 a 7 de novembro de 2018, em Gramado-RS.

A Cátedra Abertis é uma iniciativa da Fundación Abertis, também da Espanha, que pertence ao Grupo Abertis de Concessões de Rodovias, e apoia trabalhos acadêmicos relacionados à área de Transportes. A Cátedra Abertis estava em sua terceira edição em 2018, existia em cinco países (Espanha, França, Chile, Porto Rico e Brasil), e possuía seis Diretores de Cátedra: Universitat Politècnica de Catalunya, na Espanha; École Nationale des Ponts et Chaussées, na França; Universidad de Puerto Rico, em Porto Rico; Pontificia Universidad Católica de Chile, no Chile; Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, no Brasil; e na Universidad Politécnica de Madrid, na Espanha (onde Túlio segue seus estudos de doutorado).