Pet Andrea Santos NoticiaA professora Andrea Santos, do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ, será uma das integrantes do Grupo de Trabalho de Especialistas em Ondas de Calor e Infraestrutura de Transporte, que acaba de ser criado pelo Global Facility for Disaster Reduction and Recovery (GFDRR), ligado ao Banco Mundial. O objetivo do grupo é discutir importantes questões relacionadas aos impactos e mitigação de desastres naturais e alterações climáticas. A primeira reunião está prevista para 27 de outubro.

Um dos líderes da iniciativa, o professor Satish V. Ukkusur, da Purdue University (EUA), explica que o grupo atuará por meio de cinco reuniões semanais, com duração de 75 minutos cada, de forma a desenvolver uma série de recomendações. Estas serão resumidas em documento contendo uma definição de agenda a ser proposta ao GFDRR, ainda no presente ano. “A participação neste grupo de trabalho de especialistas baseia-se na experiência significativa em ondas de calor e/ou transportes, na capacidade de contribuir e definir uma agenda global sobre este importante tópico e em moldar as recomendações para as futuras prioridades da GFDRR”, ressalta o professor.

Na Purdue University, Satish dirige o Urban Mobility Networks and Intelligence (UMNI Lab), que é parceiro do GFDRR na criação do novo grupo. Entre os estudos desenvolvidos no UMNI estão os voltados para questões comportamentais em perigos naturais, como furacões, modelagem de evacuação, modelagem de políticas de sustentabilidade de transporte, dentre outros. São pesquisas em sintonia com a missão do GFDRR que, criado em 2006, fornece apoio financeiro, aos países e comunidades mais vulneráveis, para assistência técnica e conhecimentos especializados que possam gerar resultados e impacto na ajuda e na melhoraria da gestão do risco de catástrofes e nas operações e políticas de adaptação às alterações climáticas. Saiba mais sobre o GFDRR AQUI.

Topo