14 06 PET Em teste na UFRJ bicicletas NoticiaA bicicleta de hidrogênio representa uma revolução em percursos curtos. Aqui na UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, a COPPE / UFRJ tem feito testes que demonstram o seu imenso potencial:

Autonomia incrível de 150 km, muito superior às elétricas que precisam recarregar após apenas 15 km.

Sustentabilidade total: sem poluição e sem baterias de lítio, usando um tanque de hidrogênio de apenas 2 litros, como uma garrafinha de água.
Inovação em energia: produzido com energia renovável, o hidrogênio verde não emite CO2, sendo fundamental para a transição energética e descarbonização.

professora Andrea Santos, coordenadora do projeto e do Laboratório de Transporte Sustentável (LabTS), ligado ao Programa de Engenharia de Transportes da Coppe (PET), explicou que a energia que vai ser utilizada para produzir o hidrogênio vem de fontes renováveis. No caso da Coppe, será usado o sistema solar fotovoltaico que vai promover o processo de produção que envolve eletrólise da água. O equipamento é um eletrolisador que faz a separação dos gases, produzindo o H2, que é o hidrogênio.

Produzido utilizando energia renovável para a eletrólise da água, o hidrogênio verde é uma poderosa ferramenta para a transição energética e para a descarbonização.

O futuro da mobilidade urbana é limpo, eficiente e está acontecendo agora na UFRJ!

Fonte: Parque Tecnológico da UFRJ; Agência Brasil

Topo