unnamed 2Jo obteve o título de Engenharia Industrial Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, Brasil, em 2000. Recebeu um MBA da Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, Brasil, em 2002, e Mestrado em Pesquisa Operacional e Engenharia de Produção pelo CEFET/RJ, Rio de Janeiro, Brasil, em 2003. Doutorou-se em engenharia naval pela COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil, em 2008. Atualmente é coordenador do Programa de Logística Verde Brasil. Ele também coordena uma linha de pesquisa com o SCALE-MIT focada em cadeias de suprimentos sustentáveis. Fez seu pós-doutorado em Transportes e Logística no Megacity Logistics Lab no MIT, Cambridge, MA, em 2014–2015, desenvolvendo modelos para avaliar o transporte de carga em redes de transporte público. Atualmente, é Professor Associado de Logística e Simulação no Departamento de Engenharia Industrial da Escola Politécnica da UFRJ, e também Professor do Programa de Engenharia de Produção e Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ. Sua pesquisa se concentra em modelagem estocástica e otimização por meio de simulação, tomada de decisões baseada em dados (analytics) e quantificação de incertezas. As áreas de aplicação de interesse incluem gestão de cadeia de suprimentos, logística e transportes, pesquisa operacional urbana, cidades inteligentes e gestão de operações sustentáveis.

lattes Lattes