17 05 PET Transporte noticiaEstudo sobre transporte é destaque no RJTV

Clique AQUI e confira a reportagem completa! 

Fonte: G1

17 05 Autoridade noticiaUm estudo do Programa de Engenharia de Trasnportes da Coppe/UFRJ aponta mudanças no padrão de deslocamento pela Região Metropolitana do Rio no pós-pandemia. Dentre os diversos recortes, foi possível constatar a diminuição do uso do ônibus e um aumento no uso de automóveis particulares, com destaque para os carros de aplicativo. Num contexto em que a SuperVia admite situação de falência, conforme noticiado pelo blog de Ancelmo Gois; o Estado precisou fazer um acordo para que a CCR Barcas ficasse por mais tempo à frente do serviço; e o MetrôRio negocia a renovação do seu contrato e a concessão da Linha 4 em troca das obras da estação Gávea, um workshop realizado nesta quarta-feira discutiu a importância de uma autoridade metropolitana no Rio como uma das soluções para esse contexto e também para incentivar que o usuário seja atraído para o transporte público.

Saiba mais AQUI!

Fonte: O GLOBO

17 05 PET Diretora noticiaA diretora da Coppe/UFRJ, professora Suzana Kahn, participou nesta quinta-feira, dia 16 de maio, do painel “Como preparar as cidades para os desafios climáticos e a promoção do bem-estar dos cidadãos”, promovido pela Editora Globo, na série “G20 no Brasil”.

Professora Suzana ressaltou a importância de capacitação da população para lidar com as novas tecnologias, de modo a conter o agravamento da desigualdade socioeconômica. “Quanto mais se exige de conhecimento e tecnologia, mais se abre a ‘boca do jacaré". E se nada for feito para capacitar essas pessoas para viver essa revolução 4.0, mais desigual vai ser a sociedade e as cidades vão perdendo protagonismo na economia regional e mundial”.

Saiba mais AQUI!

Fonte: COPPE UFRJ

17 05 PET Painel noticiaComo forma de contribuir com autoridades governamentais e com a sociedade civil, a Coppe/UFRJ promoveu no dia 19 de março de 2024, o painel “Coppe Sociedade: a Engenharia no enfrentamento dos desastres”, consolidando o pioneirismo e a vocação da Coppe em aliar pesquisas em diferentes áreas estratégicas para o desenvolvimento do país.

O evento teve como objetivo reunir academia, representantes da sociedade civil e órgãos de governo para apresentar os impactos das mudanças climáticas no estado do Rio de Janeiro, alertar e educar sobre o enfrentamento de desastres e discutir perspectivas de avanço na relação entre a academia e a sociedade. O painel foi dividido em três mesas-redondas: “Mudanças climáticas e os impactos na infraestrutura civil-urbana”, “Organização da sociedade no enfrentamento dos desastres” e “Situação atual e desafios dos municípios para lidar com eventos naturais extremos”.

Saiba mais AQUI!

Fonte: COPPE UFRJ

17 05 PET Estudo noticiaO Programa de Engenharia de Transportes (PET) da Coppe/UFRJ reuniu nesta quarta-feira, 15 de maio, autoridades de secretarias municipais e estaduais de transporte para discutir desafios e apresentar propostas para um sistema integrado e sustentável de transporte público na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O workshop realizado na Associação Comercial do Rio de Janeiro foi a terceira etapa do projeto “Desafios para a promoção de um transporte público sustentável na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ)”, coordenado pelo professor Glaydston Ribeiro, do PET/Coppe.

Saiba mais AQUI!

Fonte: COPPE UFRJ

Topo