Relatórios inéditos sobre mudanças climáticas e resiliência urbana terão destaque na conferência da ONU, com foco em eventos extremos e inclusão social.
A professora Andrea Santos, da Coppe-UFRJ, terá papel central na COP30, que acontece em novembro, em Belém (PA). Diretora da Rede de Pesquisa em Mudanças Climáticas Urbanas (UCCRN) na América Latina, ela coordena os estudos que resultarão em dois relatórios inéditos sobre eventos extremos, desigualdade social e resiliência urbana.
Produzidos em parceria com a Universidade Columbia, PUC-Rio, Fiocruz e a própria UFRJ, os documentos vão compor o relatório especial de cidades do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). “Esses estudos são fundamentais para pensar soluções urbanas frente ao avanço das mudanças climáticas”, afirma Andrea.
A colaboração inclui ainda o uso de inteligência artificial para resposta a desastres em comunidades vulneráveis e pesquisas sobre mobilidade urbana e energia renovável, como o artigo publicado na Nature sobre adaptação dos transportes às ondas de calor.
Com décadas de cooperação entre Brasil e EUA, Andrea reforça o protagonismo das universidades brasileiras em parcerias internacionais estratégicas, colocando a ciência nacional no centro dos debates sobre o futuro climático das cidades.
Saiba mais AQUI.
Fonte: Diário do Povo