Notícias

26 07 PET Professor Elton Fernandes participará NoticiaNeste seminário, o Professor Elton Fernandes e outros pesquisadores de países do Sul Global discutem o tema "BRICS+: Desenvolvimento Sustentável do Transporte Aéreo e Turismo". A história revela lições sobre prosperidade e desastres causados por humanos, destacando a ascensão e queda de impérios e as Guerras Mundiais como exemplos de processos caóticos. Embora a busca por prosperidade seja universal, os avanços de alguns muitas vezes geram conflitos. Após a Segunda Guerra Mundial, as Nações Unidas foram criadas para promover uma mensagem de desenvolvimento sustentável, refletida nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Também serão anunciados dois eventos seguintes: a “Terceira Conferência de Pesquisa BRICS” na Universidade de Fudan, China, de 25 a 27 de setembro, com chamada para resumos aberta até 31 de julho. O segundo é a chamada para artigos da prestigiosa edição especial do Sustainability Journal: BRICS+: Desenvolvimento Sustentável do Transporte Aéreo e Turismo.

Local: Durban University of Technology, África do Sul
Data: 2 de agosto de 2024
Horário: 14h (SAST)

Clique AQUI para mais informações sobre o seminário.

Clique AQUI para acessar o Formulário de inscrição ao seminário.

25 07 PET Os professores Victor e Andrea noticiaO capítulo "Promovendo uma Pegada de Energia Sustentável: Iniciativas Brasileiras para o Hidrogênio Renovável", apresenta uma compilação de ações governamentais (programas, parcerias, roteiros, planos, resoluções e decretos) relacionadas à promoção do hidrogênio renovável no Brasil. Além disso, é dada ênfase especial às principais barreiras encontradas no Brasil, bem como às principais estratégias necessárias para minimizá-las. Os resultados mostram que esforços têm sido implementados desde os anos 2000 até o estabelecimento do Programa Nacional de Hidrogênio (PNH2). Durante a revisão da literatura, foram identificados vários obstáculos envolvendo aspectos tecnológicos, financeiros, regulatórios, de infraestrutura e de conscientização pública. Para superar esses obstáculos, é necessário um esforço conjunto entre governo, indústria e sociedade por meio de investimento em pesquisa e desenvolvimento, implementação de políticas públicas eficazes, estímulo à adoção de tecnologias mais sustentáveis e promoção da conscientização sobre as vantagens do uso de hidrogênio renovável.

Clique AQUI e acesse o Artigo Completo

16 07 PET BRICS noticiaCentro de Estudos BRICS, em colaboração com o Instituto de Pesquisa BRICS da Universidade de Tecnologia de Durban, África do Sul, apoiado por colegas da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade de Campinas, Brasil, além do Instituto Estatal de Relações Internacionais de Moscou e da Universidade Estadual de São Petersburgo, Rússia, Universidade de Kota, Índia, Universidade de Energia Pandit Deendayal - PDEU, Índia, e Universidade de Jilin, assim como a Universidade Fudan, China, estão organizando com a participação da Profª. Andréa Souza Santos e do Prof. Elton Fernandes, uma conferência internacional de pesquisa para beneficiar acadêmicos, pesquisadores, estudantes, profissionais, industriais e formuladores de políticas.

O tema é "Crescimento e sustentabilidade dos meios de vida nos países do BRICS: compartilhamento de conhecimento em justiça social, governança e multilateralismo".

Local: Fudan University, China
Data: 25 - 27 de Setembro

Clique AQUI para a submissão de trabalhos!

Clique AQUI para a notícia oficial!

22 07 PET Doutorado noticiaAs Inscrições para o Processo Seletivo ao Doutorado 2024/3 se encerram no dia 26/07

Clique AQUI e confira o Edital!

Clique AQUI e acesse o formulário de inscrição!

Inscrições: de 12/07 a 21/0715 07 Noticia PET Edital

Acesse o Edital AQUI

Confira AQUI o cronograma do PSS!

Clique AQUI e Inscreva-se!