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Os pesquisadores Leonardo da Silva Ribeiro, Rômulo Orrico e Cíntia Machado de Oliveira acabam de publicar o artigo “BRT in the Middle Mile: A Potential Urban Logistics Platform”, que discute uma das principais tendências e desafios da logística urbana contemporânea: o crescimento acelerado do comércio eletrônico e seus impactos sobre as cadeias de suprimentos.
Com o avanço do e-commerce, a etapa conhecida como middle mile responsável pelo transporte intermediário entre centros de distribuição e hubs urbanos, tornou-se um ponto crítico, ainda carente de soluções estruturadas, sustentáveis e escaláveis. Nesse contexto, o estudo investiga a viabilidade de utilizar sistemas de Bus Rapid Transit (BRT) como plataforma logística para o transporte de cargas leves e rastreáveis, especialmente em cidades de economias emergentes, onde essa infraestrutura já é amplamente difundida.
A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, incorporando análises de experiências internacionais e o desenvolvimento de um framework metodológico fundamentado em três componentes centrais:
• Técnico: avaliação da compatibilidade operacional e do uso de janelas ociosas de funcionamento;
• Econômico: análise de custos, eficiência e viabilidade de implementação;
• Governança: articulação institucional necessária para garantir segurança, regulamentação e cooperação entre atores públicos e privados.
Os resultados demonstram que fatores como janelas operacionais ociosas, compatibilidade de carga e coordenação entre instituições são determinantes para a adoção do modelo. A proposta representa uma inovação logística alinhada às novas diretrizes de resiliência urbana, mobilidade sustentável e multifuncionalidade da infraestrutura pública.
O estudo conclui que o BRT pode se configurar como uma potencial solução logística para o middle mile, desde que respeitadas condições específicas de operação e governança.
A publicação reforça o papel da UFRJ e da COPPE na produção de conhecimento estratégico para o planejamento urbano, mobilidade e inovação logística, contribuindo para o desenvolvimento de cidades mais eficientes, conectadas e sustentáveis.
Leia o Artigo completo AQUI
O tema mitigação é um dos pilares centrais das negociações climáticas no âmbito do Acordo de Paris, e envolve ações concretas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e limitar o aumento da temperatura global a 1,5ºC.
Em novo vídeo, a Prof.ª Andréa Santos, do Programa de Engenharia de Transportes (PET/COPPE/UFRJ), aborda a importância de acelerar a descarbonização do setor de transportes como parte essencial para alcançar a neutralidade climática até 2050. Segundo a pesquisadora, essa transição requer esforços coordenados entre governos, empresas e sociedade civil, aliando inovação tecnológica, políticas públicas e mudança de comportamento.
“Precisamos acelerar a descarbonização do setor de transportes para alcançar a neutralidade climática em 2050 e limitar a temperatura global em 1,5ºC”, afirma a professora.
Com a COP30 prevista para ocorrer em 2026, em Belém (PA), a professora destaca que o encontro representa uma oportunidade única para o Brasil e os demais países reafirmarem seus compromissos climáticos e verificarem se estão implementando suas NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas) de maneira mais ambiciosa e efetiva.
Saiba mais sobre o papel da mitigação nas negociações internacionais e os caminhos para uma mobilidade de baixo carbono.
Fonte: Prof_andrea_santos
O Programa de Engenharia de Transportes (PET - COPPE/UFRJ) informa a abertura de processo seletivo para concessão de uma bolsa de Doutorado Sanduíche no Exterior, com início previsto entre setembro e outubro de 2026, no âmbito do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES). A seleção será realizada conforme o Edital de Seleção Interna PDSE/UFRJ – Edital nº 17/2025 (1ª Chamada).
As propostas apresentadas devem estar vinculadas a pelo menos uma das quatro linhas de pesquisa do Programa:
• Cidades e Mobilidade;
• Gestão e Operação de Transportes;
• Logística;
• Transporte Sustentável.
O objetivo é fortalecer e ampliar parcerias internacionais, promovendo a capacitação de discentes, o desenvolvimento de projetos conjuntos, a publicação de artigos científicos e a participação em fóruns acadêmicos internacionais.
As inscrições devem ser enviadas à coordenação do PET pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com cópia para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até o dia 1º de dezembro de 2025, conforme cronograma estabelecido. Os mesmos endereços eletrônicos também poderão ser utilizados para esclarecimento de dúvidas.
Confira o edital completo e mais informações AQUI!
VLT ou VLP? Entenda as diferenças entre os dois sistemas cotados para substituir o BRT no Rio de Janeiro
A Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro aprovou de forma definitiva, na quinta-feira passada (23), o Projeto de Lei Complementar nº 56/2025, que permite a conversão dos corredores de BRT Transcarioca e Transoeste em pistas para Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), Veículos Leves sobre Pneus (VLP) ou tecnologia similar. A proposta agora segue para apreciação do prefeito Eduardo Paes, que deverá sancioná-la, já que foi o próprio Poder Executivo que a enviou.
No Centro, o VLT opera com o próprio passageiro validando a sua passagem. Fiscais conferem se o bilhete foi descontado durante as viagens, modelo que também existe em outros lugares do mundo. “No início, havia dúvidas sobre a implantação do VLT no Centro. Hoje, ele opera bem, inclusive com a validação dos cartões de maneira autônoma, sem ninguém para operar. Acredito que isso pode trazer pessoas para o transporte público. Porque terão um sistema confiável e agradável”, avalia Glaydston Ribeiro, professor do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe.
Fonte: COPPE News
A Universidade Federal do ABC (UF ABC) sediará, no dia 5 de novembro de 2025, o 4° Workshop PLVB – Casos e Soluções em Logística Verde, que ocorrerá das 9h às 12h30, no campus de São Bernardo do Campo.
O evento, totalmente presencial e aberto ao público, terá como tema central: “Casos e Soluções em Logística Verde”, abordando tópicos como uso de GNV e biometano, eletrificação de frotas leves e pesadas, transferência modal e estratégias para atingir o Net Zero em emissões.
Durante o workshop, empresas de destaque no setor apresentarão seus casos práticos, incluindo Jomed, Ultragaz, Scania, LOG20, Suzano, MBB, Dow e ArcelorMittal. A programação também contará com a participação do Prof. Márcio D’Agosto e do Prof. Lino Marujo, que contribuirão com suas experiências e reflexões sobre os avanços e desafios da logística sustentável no Brasil.
Data: 05 de novembro de 2025
Horário: 9h às 12:30h
Local: Universidade Federal do ABC (UF ABC), Campus São Bernardo do Campo, Auditório A0001
Inscreva-se AQUI!
O encontro é uma oportunidade única para profissionais, estudantes e interessados em logística e sustentabilidade conhecerem iniciativas inovadoras e estratégias aplicadas para tornar o transporte e a logística mais verdes e eficientes.