Accessibility Tools

06 11 PET VLT ou VLP Noticia 374 VLT ou VLP? Entenda as diferenças entre os dois sistemas cotados para substituir o BRT no Rio de Janeiro

A Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro aprovou de forma definitiva, na quinta-feira passada (23), o Projeto de Lei Complementar nº 56/2025, que permite a conversão dos corredores de BRT Transcarioca e Transoeste em pistas para Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), Veículos Leves sobre Pneus (VLP) ou tecnologia similar. A proposta agora segue para apreciação do prefeito Eduardo Paes, que deverá sancioná-la, já que foi o próprio Poder Executivo que a enviou.

No Centro, o VLT opera com o próprio passageiro validando a sua passagem. Fiscais conferem se o bilhete foi descontado durante as viagens, modelo que também existe em outros lugares do mundo. “No início, havia dúvidas sobre a implantação do VLT no Centro. Hoje, ele opera bem, inclusive com a validação dos cartões de maneira autônoma, sem ninguém para operar. Acredito que isso pode trazer pessoas para o transporte público. Porque terão um sistema confiável e agradável”, avalia Glaydston Ribeiro, professor do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe.

Fonte: COPPE News

Topo