A Roda de Debates da Semana Nacional do Trânsito 2025, com o tema Segurança Viária e Pesquisa Acadêmica, reuniu professores, especialistas e alunos da UFRJ e UERJ para discutir desafios e avanços no trânsito do Rio de Janeiro. Entre os participantes estiveram Marina Leite de Barros Baltar e Glaydston Mattos Ribeiro (PET/COPPE/UFRJ), André Drummond S. Moura e Eloir Faria (CET-Rio) e Silvana Costa Caetano (Secretaria Municipal de Saúde).
O evento iniciou com a apresentação do Plano de Segurança Viária do Rio de Janeiro, elaborado pela CET-Rio e pela Secretaria Municipal de Saúde, estruturado em cinco pilares: gestão, infraestrutura, educação, fiscalização e atendimento às vítimas. O plano conta com o apoio de órgãos públicos e da sociedade civil, e trouxe à tona avanços importantes, como a qualificação de dados, obras de infraestrutura e campanhas educativas, incluindo o Maio Amarelo e a própria Semana Nacional do Trânsito.
Durante a discussão, foram apresentados dados sobre o crescimento da frota de motocicletas no estado: entre 2014 e 2024, o aumento foi de 64%, enquanto a frota de automóveis cresceu 20%. Entre 2020 e 2024, o número de condutores habilitados para motocicletas subiu 26%, contra 14% dos automóveis. Em 2025, as motocicletas representaram 15,7% das infrações (alta de 157% em relação a 2020), 49,3% dos sinistros (crescimento de 7,2% frente a 2024) e 66% das internações hospitalares por acidentes viários em 2024, aumento de 32% desde 2020. Quanto ao uso de capacetes, 90% dos condutores faziam uso corretamente, enquanto apenas 76% dos passageiros utilizavam.
Na parte acadêmica, alunos de graduação e mestrado apresentaram pesquisas inovadoras sobre segurança viária, entre elas:
• Fernando da Costa Pfitscher – Correlação entre fatores de risco para ocorrência e fatalidade de vítimas de trânsito no Rio de Janeiro;
• Mauro Cesar de Freitas Ferreira – Desenvolvimento de estratégia metodológica para avaliação de programas de educação para o trânsito com foco na mobilidade sustentável;
• Gabriel Nakalski Farias – Identificação de pontos críticos para implantação de projetos de segurança viária usando sistemas de informações geográficas combinados com análise hierárquica;
• Ana Carolina de Barros Pamplona, Anderson Marden de Sousa Silva, Filipe Mendes Gonçalves Machado, Gabriel Nakalski Farias, Jéssica Wanderley Souza do Nascimento e Matheus de Souza e Silva – Localização inteligente de equipamentos de fiscalização eletrônica em áreas urbanas;
• Lucas Sampaio e Gabriel Nakalski – Tratamento de velocidade em vias arteriais.
O encontro evidenciou a importância da integração entre órgãos públicos, sociedade civil e comunidade acadêmica para avançar na segurança viária, combinando políticas públicas, fiscalização eficiente e pesquisas inovadoras.