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15 02 PET DefesaWlisses noticiaTítulo: “Using System Dynamics to Assess the Impact of the Brazilian Urban Mobility Policy”

Palestrante: Wlisses Bonelá Fontoura
Data: 27/02/2023
Horário: 9:00
Local: Transmissão Online

Clique AQUI para acessar o link da Transmissão.

Banca examinadora:
Prof. Glaydston Mattos Ribeiro (Orientador) - PET/COPPE/UFRJ
Profa. Gisele de Lorena Diniz Chaves – UFSC
Prof. Gonçalo Homem de Almeida R. Correia – TU DELFT
Prof. Licinio da Silva Portugal – PET/COPPE/UFRJ
Prof. Matheus Henrique de Sousa Oliveira – PET/COPPE/UFRJ

14 02 face Defesa de Tese George Vasconcelos Goes noticiasTítulo: Desagregação Espacial de Inventários de Energia e Emissões Atmosféricas do Setor de Transportes com Vista à Mensuração, Relato e Verificação.

Palestrante: George Vasconcelos Goes
Data: 14/03/2023
Horário: 14:00h
Local: Transmissão Online

Acesse AQUI o link da transmissão.

Banca Examinadora
Prof. Marcio de Almeida D'Agosto (Orientador) - PET/COPPE/UFRJ
Profa. Suzana Kahn Ribeiro - PET/COPPE/UFRJ
Profa. Carolina Burle Schmidt Dubeux – Centro Clima - PPE/COPPE/UFRJ
Prof. Rafael Garcia Barbastéfano – CEFET/RJ
Profa. Luciana Maria Baptista Ventura – INEA/RJ

 

15 02 Notícia PETImagemComeçou nesse domingo(12/02) a “The 2nd BRICS Research Conference 2023”, a Conferência dos pesquisadores do BRICS 2023 em Kota, na Índia.
Pelo Programa de Engenharia de Transportes estão participando os professores Andréa Santos, vice-coordenadora do PET (remotamente) e o Prof. Elton Fernandes (presencialmente). A conferência é parte de uma das atividades do Projeto BRICS 2.0, onde os professores da COPPE fazem parte, que tem como objetivo estimular cooperação acadêmica e pesquisa com publicação de artigos no âmbito dos países do bloco BRICS.

Confira o material do evento AQUI

15 02 PET CodigoTransito noticiaNo dia 22 de janeiro, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) completou 25 anos. O  documento mudou o cenário no trânsito, colocando prioridades muito claras para pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas, ordenando o uso de vias e rodovias, diz Rômulo Orrico, professor de Engenharia de Transportes do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O professor também fala sobre como a legislação endureceu as penalidades e as multas para motoristas imprudentes e embriagados e ainda os obrigou a fazer curso antes de dirigir. O CTB melhorou a segurança e deu margem, por exemplo, para que fosse criada a lei seca.

Um maior rigor com os condutores contribuiu para reduzir o número de acidentes. Por isso, Rômulo defende a necessidade de retomar as ações de fiscalização e de educação e voltar a ter um controle de velocidade nas estradas brasileiras, para não haver sensação de impunidade. 

Marina Baltar, futura professora do Departamento de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ, afirmou que o CTB é bem completo porque pensa tanto na educação da população como na fiscalização do trânsito.

O CTB é atualizado de forma permanente. Ainda esse ano, novas regras entrarão em rigor, entre elas a multa por excesso de peso, regras relativas à idade do condutor e a não suspensão ou bloqueio da CNH em situações em que o condutor esteja em processo de defesa prévia.

Fonte

15 02 PET Iniciativa noticiaCom foco em Eficiência Operacional na UHE São Simão, nosso público-alvo são os atores do ecossistema de inovação, tais como startups, empresas de base tecnológica, ICTs e universidades. Procuramos por soluções personalizadas. Ou seja, não são interessantes soluções de prateleira!

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