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Notícias

03 06 PET Linha 3 noticia capa 374x234A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio da Coppe, deu início aos estudos técnicos para a implantação da tão aguardada Linha 3 do Metrô do Rio de Janeiro. O projeto, nomeado PRISMA-RJ, tem como objetivo ligar São Gonçalo, Niterói, Itaboraí e a capital, fortalecendo a conectividade na Região Metropolitana.

Durante cerimônia realizada na Coppe, o professor do Programa de Engenharia de Transportes (PET) da Coppe, Rômulo Orrico, coordenador do projeto, apresentou os objetivos, a metodologia, o cronograma e os resultados esperados do estudo, batizado de PRISMA-RJ (Projeto de Integração, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Mobilidade no Rio de Janeiro). Com prazo de 30 meses para conclusão, o projeto busca oferecer uma base técnica robusta para decisões estratégicas sobre o traçado, a viabilidade econômica e os impactos sociais da futura linha. “Não existe ainda um traçado. A decisão do traçado depende do custo a ser analisado e da responsabilidade de quem irá tomar a decisão”, afirmou Orrico.

Para Suzana Kahn, diretora da Coppe, a iniciativa reafirma o papel estratégico da instituição na contribuição para a formulação de políticas públicas. “A Coppe desempenha um papel fundamental na construção de soluções tecnológicas para o desenvolvimento do Brasil. São inúmeras as políticas públicas que conseguimos estruturar a partir de estudos como este, abrangendo áreas essenciais como infraestrutura, meio ambiente, energia e mobilidade urbana”, destacou.

O Laboratório de Otimização de Transportes com Geotecnologias (OPTGIS), também da Coppe, fez parte do lançamento oficial, que contou com a presença de autoridades de diferentes esfera, incluindo prefeitos dos municípios beneficiados. O OPTGIS, juntamente com o Laboratório de Regulação, Estratégia e Sustentabilidade dos Transportes (RESET), será responsável por áreas como diagnóstico urbano, modelagem de demanda, concepção da linha, avaliação econômico-financeira e suporte à licitação.

Com foco em evidências, participação social e sustentabilidade, o PRISMA-RJ busca consolidar a Linha 3 como um eixo estruturante para o desenvolvimento regional, promovendo maior integração e qualidade de vida para os moradores da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Confira o VÍDEO da Suzana Kahn para mais informações!

Acesse o vídeo da transmissão ao vivo do lançamento oficial do Projeto PRISMA AQUI!

Fontes: COPPE UFRJ; OPTGIS; COPPE UFRJ Instagram

04 06 PET Resultado da segunda chamada Noticia2O Programa de Engenharia de Transportes (PET) da COPPE/UFRJ torna público o resultado da segunda chamada do processo seletivo para ingresso nos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado, com início no segundo trimestre do ano letivo de 2025.

PET downloadResultado da Segunda Chamada do Processo Seletivo PET - COPPE/UFRJ 2025/2

02 06 PET TOURVIRTUAL Noticia2A Coppe/UFRJ acaba de lançar uma nova experiência interativa: o Coppe Tour, um tour virtual que permite explorar laboratórios e centros de pesquisa da instituição sem sair de casa.

Com apenas alguns cliques, estudantes, profissionais e entusiastas da ciência e da tecnologia podem conhecer de perto ambientes onde são desenvolvidas pesquisas de ponta, que contribuem diretamente para o avanço do conhecimento e da inovação no Brasil e no mundo.

A iniciativa busca aproximar o público do universo científico, oferecendo uma jornada imersiva e inspiradora pelos bastidores da engenharia, da pesquisa aplicada e da criatividade tecnológica. É uma oportunidade única de descobrir como a Coppe contribui para a construção do futuro.

“Queremos despertar a curiosidade e mostrar como a ciência faz parte do nosso cotidiano. Esse tour virtual é uma porta aberta para o conhecimento e a inovação”, destaca a equipe responsável pelo projeto.

O Coppe Tour está disponível gratuitamente e pode ser acessado através do LINK.

O futuro está logo ali. Venha com a gente nessa viagem pelo conhecimento!

02 06 PET Filipe noticia 374 234Título: “Análises mono e biobjetivo para o problema da distribuição de suprimentos hospitalares considerando a pandemia da COVID-19 na Região Metropolitana do Rio de Janeiro”

Palestrante: Filipe Mendes Gonçalves Machado

Orientador(es): Prof. Glaydston Mattos Ribeiro – PET/COPPE/UFRJ
Dr. Marcus Vinícius Oliveira Camara – Calypso Commodities

Data: 16/06/2025
Horário: 13h30
Local: CT - Bloco H-106, sala 01

Clique AQUI e acesse a Transmissão!

Banca Examinadora:
Prof. Glaydston Mattos Ribeiro – PET/COPPE/UFRJ
Dr. Marcus Vinícius Oliveira Camara – Calypso Commodities - Berlim, Alemanha
Prof. Francisco Glaubos Nunes Climaco – UFMA
Prof. Pedro Henrique González Silva - PESC/UFRJ

27 05 PET estudo Noticia2.0Um estudo conduzido pelo Laboratório de Otimização e Sistemas de Informações Geográficas (OPTGIS), do Programa de Engenharia de Transportes (PET) da Coppe/UFRJ, sob coordenação do professor Glaydston Ribeiro, analisou o impacto da visitação ao Pão de Açúcar sobre a mobilidade urbana no bairro da Urca. A pesquisa entrevistou 2.800 visitantes e identificou que mais de 60% deles utilizam automóveis — próprios, por aplicativo ou táxis — para chegar ao bondinho, gerando pressão sobre o já limitado sistema viário da região.

Segundo o levantamento, 12,6% dos visitantes utilizam carro próprio, e apenas 42,8% desses conseguem estacionar na própria Urca. Muitos relatam dificuldades para encontrar vaga. Já os serviços por aplicativo são responsáveis por 39% dos acessos, enquanto os táxis representam 11%. O transporte público convencional, por outro lado, tem adesão mínima: apenas 3,1% dos entrevistados chegaram de ônibus.

Apesar da alta presença de veículos, o estudo revela que o bondinho do Pão de Açúcar não é o único responsável pelo impacto no trânsito. A falta de vagas está relacionada também ao uso por moradores que não dispõem de garagem e por visitantes de outras atrações no bairro. Além disso, vans de turismo, utilizadas por 20,7% dos visitantes, contribuem para a saturação das vagas disponíveis.

Diante do cenário, o estudo propõe um conjunto de medidas práticas para reduzir os impactos e promover uma mobilidade mais eficiente e sustentável na Urca:

• Incentivar o uso do transporte coletivo, com melhoria nas linhas e frequências de ônibus, especialmente nos fins de semana;
• Estabelecer parcerias com empreendimentos vizinhos para ampliar a oferta de vagas de estacionamento fora do bairro;
• Criar áreas específicas para embarque e desembarque de passageiros, com acessibilidade garantida;
• Implementar um sistema de estacionamento rotativo inteligente, com sensores de ocupação e aplicativos móveis que informem, em tempo real, as vagas disponíveis, otimizando o tempo de busca e reduzindo a circulação desnecessária.

As ações são consideradas urgentes, já que a projeção é de que o tráfego local aumente entre 1,7% e 5,3% nos próximos cinco anos.

Confira a matéria completa AQUI!

Fonte: COPPE UFRJ

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