Herramientas de Accesibilidad

Notícias

13 11 PET Pesquisadores noticia 374Os pesquisadores Leonardo da Silva Ribeiro, Rômulo Orrico e Cíntia Machado de Oliveira acabam de publicar o artigo “BRT in the Middle Mile: A Potential Urban Logistics Platform”, que discute uma das principais tendências e desafios da logística urbana contemporânea: o crescimento acelerado do comércio eletrônico e seus impactos sobre as cadeias de suprimentos.

Com o avanço do e-commerce, a etapa conhecida como middle mile responsável pelo transporte intermediário entre centros de distribuição e hubs urbanos, tornou-se um ponto crítico, ainda carente de soluções estruturadas, sustentáveis e escaláveis. Nesse contexto, o estudo investiga a viabilidade de utilizar sistemas de Bus Rapid Transit (BRT) como plataforma logística para o transporte de cargas leves e rastreáveis, especialmente em cidades de economias emergentes, onde essa infraestrutura já é amplamente difundida.

A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, incorporando análises de experiências internacionais e o desenvolvimento de um framework metodológico fundamentado em três componentes centrais:

• Técnico: avaliação da compatibilidade operacional e do uso de janelas ociosas de funcionamento;
• Econômico: análise de custos, eficiência e viabilidade de implementação;
• Governança: articulação institucional necessária para garantir segurança, regulamentação e cooperação entre atores públicos e privados.

Os resultados demonstram que fatores como janelas operacionais ociosas, compatibilidade de carga e coordenação entre instituições são determinantes para a adoção do modelo. A proposta representa uma inovação logística alinhada às novas diretrizes de resiliência urbana, mobilidade sustentável e multifuncionalidade da infraestrutura pública.

O estudo conclui que o BRT pode se configurar como uma potencial solução logística para o middle mile, desde que respeitadas condições específicas de operação e governança.

A publicação reforça o papel da UFRJ e da COPPE na produção de conhecimento estratégico para o planejamento urbano, mobilidade e inovação logística, contribuindo para o desenvolvimento de cidades mais eficientes, conectadas e sustentáveis.

Leia o Artigo completo AQUI

10 11 PET Profª Andréa Santos Noticia 374 O tema mitigação é um dos pilares centrais das negociações climáticas no âmbito do Acordo de Paris, e envolve ações concretas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e limitar o aumento da temperatura global a 1,5ºC.

Em novo vídeo, a Prof.ª Andréa Santos, do Programa de Engenharia de Transportes (PET/COPPE/UFRJ), aborda a importância de acelerar a descarbonização do setor de transportes como parte essencial para alcançar a neutralidade climática até 2050. Segundo a pesquisadora, essa transição requer esforços coordenados entre governos, empresas e sociedade civil, aliando inovação tecnológica, políticas públicas e mudança de comportamento.

Precisamos acelerar a descarbonização do setor de transportes para alcançar a neutralidade climática em 2050 e limitar a temperatura global em 1,5ºC”, afirma a professora.

Com a COP30 prevista para ocorrer em 2026, em Belém (PA), a professora destaca que o encontro representa uma oportunidade única para o Brasil e os demais países reafirmarem seus compromissos climáticos e verificarem se estão implementando suas NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas) de maneira mais ambiciosa e efetiva.

Saiba mais sobre o papel da mitigação nas negociações internacionais e os caminhos para uma mobilidade de baixo carbono.

Fonte: Prof_andrea_santos

04 11 PET Seleção Interna Noticia 374O Programa de Engenharia de Transportes (PET - COPPE/UFRJ) informa a abertura de processo seletivo para concessão de uma bolsa de Doutorado Sanduíche no Exterior, com início previsto entre setembro e outubro de 2026, no âmbito do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES). A seleção será realizada conforme o Edital de Seleção Interna PDSE/UFRJ – Edital nº 17/2025 (1ª Chamada).

As propostas apresentadas devem estar vinculadas a pelo menos uma das quatro linhas de pesquisa do Programa:

• Cidades e Mobilidade;
• Gestão e Operação de Transportes;
• Logística;
• Transporte Sustentável.

O objetivo é fortalecer e ampliar parcerias internacionais, promovendo a capacitação de discentes, o desenvolvimento de projetos conjuntos, a publicação de artigos científicos e a participação em fóruns acadêmicos internacionais.

As inscrições devem ser enviadas à coordenação do PET pelo e-mail Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo., com cópia para Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo., até o dia 1º de dezembro de 2025, conforme cronograma estabelecido. Os mesmos endereços eletrônicos também poderão ser utilizados para esclarecimento de dúvidas.

Confira o edital completo e mais informações AQUI!

06 11 PET VLT ou VLP Noticia 374 VLT ou VLP? Entenda as diferenças entre os dois sistemas cotados para substituir o BRT no Rio de Janeiro

A Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro aprovou de forma definitiva, na quinta-feira passada (23), o Projeto de Lei Complementar nº 56/2025, que permite a conversão dos corredores de BRT Transcarioca e Transoeste em pistas para Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), Veículos Leves sobre Pneus (VLP) ou tecnologia similar. A proposta agora segue para apreciação do prefeito Eduardo Paes, que deverá sancioná-la, já que foi o próprio Poder Executivo que a enviou.

No Centro, o VLT opera com o próprio passageiro validando a sua passagem. Fiscais conferem se o bilhete foi descontado durante as viagens, modelo que também existe em outros lugares do mundo. “No início, havia dúvidas sobre a implantação do VLT no Centro. Hoje, ele opera bem, inclusive com a validação dos cartões de maneira autônoma, sem ninguém para operar. Acredito que isso pode trazer pessoas para o transporte público. Porque terão um sistema confiável e agradável”, avalia Glaydston Ribeiro, professor do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe.

Fonte: COPPE News

5172444078238861203A Universidade Federal do ABC (UF ABC) sediará, no dia 5 de novembro de 2025, o 4° Workshop PLVB – Casos e Soluções em Logística Verde, que ocorrerá das 9h às 12h30, no campus de São Bernardo do Campo.

O evento, totalmente presencial e aberto ao público, terá como tema central: “Casos e Soluções em Logística Verde”, abordando tópicos como uso de GNV e biometano, eletrificação de frotas leves e pesadas, transferência modal e estratégias para atingir o Net Zero em emissões.

Durante o workshop, empresas de destaque no setor apresentarão seus casos práticos, incluindo Jomed, Ultragaz, Scania, LOG20, Suzano, MBB, Dow e ArcelorMittal. A programação também contará com a participação do Prof. Márcio D’Agosto e do Prof. Lino Marujo, que contribuirão com suas experiências e reflexões sobre os avanços e desafios da logística sustentável no Brasil.

Data: 05 de novembro de 2025
Horário: 9h às 12:30h
Local: Universidade Federal do ABC (UF ABC), Campus São Bernardo do Campo, Auditório A0001

Inscreva-se AQUI!

O encontro é uma oportunidade única para profissionais, estudantes e interessados em logística e sustentabilidade conhecerem iniciativas inovadoras e estratégias aplicadas para tornar o transporte e a logística mais verdes e eficientes.

 

Topo