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A crescente popularidade das bicicletas elétricas transformou a mobilidade urbana, mas também trouxe novos desafios para a segurança no trânsito. No Brasil, onde a infraestrutura cicloviária ainda é limitada, a convivência entre ciclistas convencionais e os usuários de modelos motorizados tem gerado preocupações, especialmente em cidades como o Rio de Janeiro.
O professor Glaydston Ribeiro, do Programa de Engenharia de Transportes (PET) da Coppe/UFRJ, alerta que a alta velocidade das bicicletas elétricas pode comprometer o tempo de reação dos usuários e aumentar o risco de colisões, principalmente em ciclovias estreitas e compartilhadas. “Essas vias não foram planejadas para esse novo tipo de mobilidade, e isso exige uma adaptação tanto na infraestrutura quanto na regulamentação”, explica.
Atento a essa realidade, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu regras para tentar equilibrar inovação e segurança. Entre as normas, a potência dos motores das bicicletas elétricas deve ser limitada a 350 watts, e a velocidade máxima permitida é de 25 km/h. “A regulamentação por si só não basta. É fundamental garantir a conscientização dos usuários e um monitoramento adequado para que as regras sejam realmente eficazes”, ressalta.
Para tornar o trânsito mais seguro e organizado, ele sugere algumas medidas essenciais:
Expansão da faixa cicloviária para pelo menos 4,5 metros;
Criação de faixas exclusivas para bicicletas elétricas em vias de tráfego intenso;
Implementação de zonas de baixa velocidade para maior segurança;
Reforço na sinalização e fiscalização, incluindo o uso de radares móveis específicos;
Campanhas educativas para conscientizar ciclistas e pedestres sobre o respeito às regras de trânsito.
Diante da rápida evolução da mobilidade urbana, é essencial que as cidades se adaptem para garantir que inovação e segurança caminhem juntas.
Fonte: COPPE UFRJ
A Profª. Andrea Santos, do Programa de Engenharia de Transportes (PET) da COPPE/UFRJ, participou de um vídeo para a H2Brasil, no qual destacou a relevância das pesquisas sobre hidrogênio e seus impactos na mobilidade urbana e no setor energético.
Segundo a professora, a nova economia do hidrogênio exige um processo contínuo de testes e disseminação de conhecimento, e as plantas-piloto nas universidades desempenham um papel essencial nesse amadurecimento tecnológico. “A importância dessas plantas-piloto nas universidades, onde a gente está testando, produzindo artigos e divulgando dados, é fundamental para apoiar no conhecimento e no amadurecimento dessa tecnologia”, relatou.
No PET/COPPE/UFRJ, os pesquisadores estão analisando como o hidrogênio pode influenciar redes de energia e contribuir para novas soluções de mobilidade sustentável. “Desenvolvemos pesquisas para entender como esse hidrogênio pode trazer uma série de impactos em termos de rede, sistema de energia e também como o hidrogênio vai apoiar na micromobilidade”, explicou a professora.
Um dos projetos em andamento envolve bicicletas elétricas híbridas movidas a hidrogênio. Esses veículos possuem, além da bateria tradicional, cilindros para armazenamento de hidrogênio na forma gasosa. “Temos no projeto quatro bicicletas que são bicicletas elétricas híbridas a hidrogênio. A gente faz testes de autonomia e avalia o impacto dessa bicicleta no sistema de mobilidade em cidades, por exemplo, na entrega de mercadorias”, destacou Andrea Santos.
A pesquisa reforça o potencial transformador do hidrogênio na mobilidade das cidades. “Tem um potencial muito grande para revolucionar a mobilidade urbana”, concluiu a professora.
Confira o vídeo completo AQUI.
Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo dos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado do Programa de Engenharia de Transportes (PET) da COPPE/UFRJ. Os interessados podem se inscrever até o dia 18 de abril de 2025.
O processo seletivo é regulamentado pelo Edital UFRJ/COPPE/PET nº 937/2024 e oferece vagas para candidatos que desejam aprofundar seus estudos e pesquisas na área de Engenharia de Transportes, contribuindo para o desenvolvimento de soluções inovadoras no setor.
Os critérios de seleção, prazos e procedimentos para inscrição estão detalhados no Edital Nº 937/2024.
Não perca essa oportunidade de ingressar em um dos programas mais renomados do Brasil na área de Engenharia de Transportes! Garanta a sua vaga!
Período de Inscrições: até 18/04/2025
El 7 de abril, de 10:00 a 13:00, el Auditorio G119, ubicado en el Programa de Ingeniería Química, en el Centro de Tecnología de la Universidad Federal de Río de Janeiro, albergará el panel "Estrategias de Movilidad y Seguridad Vial". Este evento contará con la participación de 22 empresarios colombianos reconocidos en sus sectores, que están en Brasil para discutir y compartir experiencias e investigaciones sobre transporte, en una sesión que se llevará a cabo en español.
Recientemente, conversaciones entre el Cónsul Jorge y los empresarios colombianos enfatizaron la relevancia de iniciativas interinstitucionales que buscan mejorar la seguridad en el tránsito, especialmente ante el alto número de accidentes en las carreteras. Los empresarios colombianos ya han realizado visitas a países como Chile y Argentina, además de estar en misión en Paraguay antes de su llegada a Río de Janeiro.
La participación en el evento está abierta a todos los interesados, contribuyendo a un debate enriquecedor sobre movilidad y seguridad vial en el contexto sudamericano.
Fecha: 07 de abril - Viernes
Horario: 10:00 a 13:00
Lugar: Auditorio G119, del Programa de Ingeniería Química, Centro de Tecnología, Bloque G.
¡Sigue el evento de forma remota AQUÍ!
Título: “Análise da Efetividade dos Indicadores de Desempenho em Contratos de Manutenção Rodoviária no Âmbito do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes”
Palestrante: Victor Hugo Trindade da Silva
Orientador(es): Matheus Henrique de Sousa Oliveira
Data: 28/03/2025
Horário: 14:00
Modo: Remoto
Clique AQUI e acesse a Transmissão!
Banca Examinadora:
Prof. Matheus Henrique de Sousa Oliveira – PET/COPPE/UFRJ
Profª. Sandra Oda – PET/COPPE/UFRJ