FONTOURA, WLISSES B.FONTOURA, WLISSES B.; RIBEIRO, GLAYDSTON M.; CHAVES, GISELE DE L. D. A framework for evaluating the dynamic impacts of the Brazilian Urban Mobility Policy for transportation socioeconomic systems: A case study in Rio de Janeiro. Journal of Simulation, v. 14, p. 1-16, 2019.

Resumo: O planejamento dos transportes é necessário para atender a demanda de uma determinada região considerando as dimensões do espaço urbano e a complexidade das atividades nele desenvolvidas. Além do planejamento, também é importante a intervenção governamental por meio de políticas que proporcionem um fluxo adequado de pessoas e bens para atender à demanda da população. No Brasil, a Política Brasileira de Mobilidade Urbana (BUMP) visa integrar diferentes meios de transporte e melhorar a acessibilidade e a mobilidade urbana. Assim, este estudo apresenta um modelo de apoio à decisão, utilizando a Dinâmica de Sistemas como ferramenta de modelagem e simulação, para avaliar os impactos da implantação do BUMP, com foco em variáveis ​​ambientais, econômicas e de tráfego. Para verificar a aplicabilidade do modelo proposto, foi realizado um estudo de caso na cidade do Rio de Janeiro.

Palavras-chave: Planejamento de transportes, Política Brasileira de Mobilidade Urbana, dinâmica de sistemas, transporte sustentável

Clique AQUI e veja mais sobre o artigo.
Topo