GOES, GEORGE VASCONCELOS ; GONÇALVES, DANIEL NEVES SCHMITZ ; DE ALMEIDA D’AGOSTO, MÁRCIO ; LA ROVERE, EMILIO LÈBRE ; DE MELLO BANDEIRA, RENATA ALBERGARIA. MRV framework and prospective scenarios to monitor and ratchet up Brazilian transport mitigation targets. CLIMATIC CHANGE, v. I, p. 1-20, 2020.

Resumo: A transição de um caminho de desenvolvimento intensivo em carbono para uma economia de baixo carbono requer a compreensão das fontes de emissão e seus impulsionadores. Para atingir as metas de Contribuição Nacionalmente Determinadas discutidas no Acordo de Paris, os países devem projetar linhas de base de emissão considerando diferentes níveis de ambição e desempenhos setoriais e monitorar as políticas governamentais e ações de mitigação. Este estudo desenvolve uma estrutura de Monitoramento, Relatório e Verificação (MRV) com base em cenários de uso de energia e emissão de carbono para o Brasil até 2030, com foco no transporte. Três cenários são desenvolvidos com base em diferentes compromissos políticos. Todos os cenários e ações de mitigação são discutidos no âmbito do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, que é reconhecido como um dos mais importantes instrumentos institucionais da Política Nacional de Mudanças Climáticas.2 e emissões ao comparar o cenário mais ambicioso com o conservador. A estrutura do MRV indica que o Brasil está no caminho de uma transição econômica de baixo carbono, embora seja necessária uma ação conjunta. Isso se deve principalmente à crescente penetração da bioenergia na matriz energética de transporte, enquanto a eletromobilidade não se expande no Brasil no ritmo de grandes players internacionais, como Europa e China. A contribuição especial deste artigo é sobre o papel da bioenergia em cenários prospectivos de emissão de carbono, o que é uma lacuna na literatura.

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