NASCIMENTO, FILIPE ; GOUVEIA, BRUNO ; DIAS, FELIPE ; RIBEIRO, FILIPE ; SILVA, MARCELINO AURÉLIO. A method to select a road pavement structure with life cycle assessment. JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION, 2020.

Resumo: A tomada de decisão de investimentos em infraestrutura sempre se mostrou um desafio devido à quantidade de variáveis ​​a serem consideradas na seleção dos projetos. Especificamente, nas obras de pavimentação flexível de rodovias, os métodos adotados para esse fim tradicionalmente utilizam critérios técnicos e econômicos (natureza dos materiais e técnicas de execução). Porém, dada a necessidade de otimizar o uso dos recursos naturais, entende-se a importância de que outros parâmetros, como a sustentabilidade, também sejam utilizados na tomada de decisões de investimentos em infraestrutura. Além disso, os avanços nos estudos de engenharia têm possibilitado o desenvolvimento de metodologias, como o projeto empírico-mecanicista, para estimar com mais precisão a vida útil das estruturas de pavimentação. Devido a este cenário, entende-se que uma metodologia que faz uso da Avaliação do Ciclo de Vida da estrutura, visando avaliar a vida útil do pavimento, aliada à técnica de Análise Envoltória de Dados para compatibilização das alternativas, mostra-se como uma ferramenta viável para auxiliar na decisão -faturamento ao escolher projetos de pavimentação de estradas flexíveis. Portanto, o presente estudo tem como objetivo oferecer um método para a seleção de estruturas flexíveis de pavimentação rodoviária, composto por quatro etapas principais: projeto do pavimento, análise dos custos de construção, avaliação do impacto do ciclo de vida (LCIA) e integração do LCIA com os custos de construção. Por fim, para o estudo de caso analisado no Brasil, o pavimento composto por uma base estabilizada com betume, contendo 15% de material reciclado (resíduos de borracha de pneu), no critério de projeto de 30% da área fissurada, seria a melhor opção dentro do cenário de avaliação de custo e impacto ambiental, que incluiu o uso de materiais naturais, cimentícios e estabilizados com betume. Para outros critérios de projeto, o método permite uma avaliação da sensibilidade da eficiência dos tipos de pavimento analisados, mostrando que uma determinada estrutura de pavimento pode perder sua suposta primazia de escolha devido a este parâmetro de projeto.

Palavras-chave: Pavimento, Sustentabilidade, Investimentos, Metodologia, Avaliação do ciclo de vida, Análise envoltória de dados