SANTOS, TÁLITA ; Silva, Marcelino Aurélio ; FERNANDES, VICENTE APRIGLIANO ; MARSDEN, GREG . Resilience and Vulnerability of Public Transportation Fare Systems: The Case of the City of Rio De Janeiro, Brazil. Sustainability, v. 12, p. 647, 2020.

Resumo: Resiliência é a capacidade de um sistema de se adaptar, persistir e se transformar como uma reação a ameaças, que podem ser externas ou internas ao sistema, enquanto vulnerabilidade é o estado de suscetibilidade a danos decorrentes da exposição a estresses associados a mudanças ambientais e sociais e da incapacidade de adaptação. Com base em um estudo das ameaças que podem afetar a mobilidade urbana, identificamos uma lacuna quanto à análise dos níveis de resiliência e vulnerabilidade frente às ameaças de subsídios que podem afetar gravemente os países em desenvolvimento. Este artigo mede o nível de resiliência e vulnerabilidade devido à ausência de subsídios às tarifas de transporte público. Para tanto, desenvolvemos uma abordagem baseada na lógica fuzzy e a aplicamos em 33 regiões administrativas (RAs) da cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Obtivemos quatro matrizes dos níveis de vulnerabilidade e resiliência de cada uma das regiões como origem e destino. Os resultados mostram que as áreas mais próximas do centro da cidade e aquelas com alta capacidade de transporte disponível (trens e / ou metrô, sistemas com muitos pontos de transferência) são mais resilientes, enquanto um alto nível de vulnerabilidade está associado a baixa renda, socioeconômico negativo indicadores e a predominância do transporte rodoviário para o alcance dos empregos. A contribuição deste artigo é o método aplicado para analisar os níveis de vulnerabilidade e resiliência do transporte público, que inclui uma ameaça que pode causar uma ruptura que impacta rotinas e acessibilidade ao trabalho em uma região. Os resultados mostram que as áreas mais próximas do centro da cidade e aquelas com alta capacidade de transporte disponível (trens e / ou metrô, sistemas com muitos pontos de transferência) são mais resilientes, enquanto um alto nível de vulnerabilidade está associado a baixa renda, socioeconômico negativo indicadores e a predominância do transporte rodoviário para o alcance dos empregos. A contribuição deste artigo é o método aplicado para analisar os níveis de vulnerabilidade e resiliência do transporte público, que inclui uma ameaça que pode causar uma ruptura que impacta rotinas e acessibilidade ao trabalho em uma região. Os resultados mostram que as áreas mais próximas do centro da cidade e aquelas com alta capacidade de transporte disponível (trens e / ou metrô, sistemas com muitos pontos de transferência) são mais resilientes, enquanto um alto nível de vulnerabilidade está associado a baixa renda, socioeconômico negativo indicadores e a predominância do transporte rodoviário para o alcance dos empregos. A contribuição deste artigo é o método aplicado para analisar os níveis de vulnerabilidade e resiliência do transporte público, que inclui uma ameaça que pode causar uma ruptura que impacta rotinas e acessibilidade ao trabalho em uma região. e a predominância do transporte rodoviário para chegar aos empregos. A contribuição deste artigo é o método aplicado para analisar os níveis de vulnerabilidade e resiliência do transporte público, que inclui uma ameaça que pode causar uma ruptura que impacta rotinas e acessibilidade ao trabalho em uma região. e a predominância do transporte rodoviário para chegar aos empregos. A contribuição deste artigo é o método aplicado para analisar os níveis de vulnerabilidade e resiliência do transporte público, que inclui uma ameaça que pode causar uma ruptura que impacta rotinas e acessibilidade ao trabalho em uma região.

Palavras-chave: resiliência; vulnerabilidade; transporte público; lógica difusa
 
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