MARTINS, I. D. ; BAHIENSE, L. ; INFANTE, C. E. ; ARRUDA, E. F. Dimensionality reduction for multi-criteria problems: an application to the decommissioning of oil and gas installations. EXPERT SYSTEMS WITH APPLICATIONS, 2020.

Resumo: Este trabalho é motivado por estudos de descomissionamento na área de óleo e gás, que compreendem um grande número de instalações e são de interesse para um grande número de partes interessadas. Geralmente, o problema dá origem a complicadas ferramentas de auxílio à decisão multicritério que dependem da avaliação cara de vários critérios para cada peça do equipamento. Propomos o uso de técnicas de aprendizado de máquina para reduzir o número de critérios por seleção de recursos, reduzindo assim o número de avaliações necessárias e produzindo uma ferramenta de auxílio à decisão simplificada sem sacrificar o desempenho. Além disso, também propomos o uso de aprendizado de máquina para explorar os padrões da ferramenta de auxílio à decisão multicritério em um conjunto de treinamento. Portanto, prevemos o resultado da análise para os equipamentos restantes, substituindo efetivamente a análise multicritério pela inteligência computacional adquirida ao executá-la no conjunto de treinamento. Experimentos computacionais ilustram a eficácia da abordagem proposta.

Palavras-chave: Óleo e gás, Descomissionamento, Redução de dimensionalidade, Seleção de recursos, Aprendizado de máquina, Análise de decisão multicritério

Clique AQUI e saiba mais sobre o artigo.

Topo