SOARES, H. L. F. ; ARRUDA, E. F. ; BAHIENSE, L. ; Gartner, D. ; Amorim-Filho, L. . Optimisation and control of the supply of blood bags in hemotherapic centres via Markov Decision Process with discounted arrival rate. ARTIFICIAL INTELLIGENCE IN MEDICINE, 2020.

Resumo: Administrar uma cadeia de suprimento de transfusão de sangue humano de baixo custo desafia os tomadores de decisão em serviços de sangue em todo o mundo. Neste artigo, desenvolvemos um processo de decisão de Markov com o objetivo de minimizar os custos gerais de coleções internas e externas, armazenamento, produção e descarte de bolsas de sangue, enquanto consideramos explicitamente a probabilidade de uma bolsa de blog doada perecer antes de ser solicitada. O modelo encontra uma política ideal para coletar sacolas adicionais com base no número de sacolas em estoque, em vez de usar informações sobre a idade do item mais antigo. Usando dados da literatura, validamos nosso modelo e realizamos um estudo de caso baseado em dados de um grande fornecedor de sangue da América do Sul. O estudo ajudou a alcançar um aumento geral de 4,5% nas doações de sangue em um ano.

Palavras-chave: Sala de cirurgia em serviços de saúde, Estoque perecível, Sangue, Modelagem estocástica, Gerenciamento de sangue

Clique AQUI e saiba mais sobre o artigo.

Topo