GUIMARÃES, VANESSA DE ALMEIDA ; SKRODER, GUSTAV CARL ; Ribeiro, Glaydston Mattos ; GONZÁLEZ-SILVA, PEDRO HENRIQUE . Strategic planning of freight transportation to support smart cities design: The Brazilian soybean case. REVISTA FACULTAD DE INGENIERÍA UNIVERSIDAD DE ANTIOQUIA, v. 98, p. 104-116, 2020.

Resumo: O transporte de carga pode afetar a eficácia do desenvolvimento de uma cidade inteligente se não for bem planejado. Commodities com fluxos internacionais, como soja, podem causar tráfego em áreas urbanas onde os portos estão instalados, influenciando negativamente as dimensões econômicas (por exemplo, atrasos e multas), sociais (por exemplo, qualidade de vida da população) e ambientais (por exemplo, intensificação das emissões de poluentes e gases de efeito estufa). Assim, este trabalho tem como objetivo aplicar um modelo matemático de alocação de localização para determinar a localização ideal de centros de integração logística - LICs dedicados ao transporte de soja. Acreditamos que, ao localizar adequadamente estruturas que possibilitem a intermodalidade, o uso do transporte rodoviário diminuiria, substituindo-o por alternativas intermodais de menor impacto ambiental, reduzindo o congestionamento rodoviário nos centros urbanos sob influência portuária. Além do que, além do mais, os custos totais da malha seriam otimizados, promovendo impactos econômicos positivos nas cadeias logísticas da soja. Portanto, foram estabelecidos oito cenários variando os parâmetros de entrada do modelo (como investimento e volume mínimo de soja movimentada por um LIC). O modelo foi implementado na linguagem Mosel usando o solucionador Xpress IVE versão 1.24.24. Foram investigados os custos de cada cenário e apontados os benefícios relacionados à configuração atual (sem LIC). Ao final, observou-se que o modelo aplicado pode apoiar o planejamento estratégico do governo (incluindo, aqui, o desenho de cidades inteligentes). s parâmetros de entrada (como investimento e volume mínimo de soja movimentado por um LIC). O modelo foi implementado na linguagem Mosel usando o solucionador Xpress IVE versão 1.24.24. Foram investigados os custos de cada cenário e apontados os benefícios relacionados à configuração atual (sem LIC). Ao final, observou-se que o modelo aplicado pode apoiar o planejamento estratégico do governo (incluindo, aqui, o desenho de cidades inteligentes). s parâmetros de entrada (como investimento e volume mínimo de soja movimentado por um LIC). O modelo foi implementado na linguagem Mosel usando o solucionador Xpress IVE versão 1.24.24. Foram investigados os custos de cada cenário e apontados os benefícios relacionados à configuração atual (sem LIC). Ao final, observou-se que o modelo aplicado pode apoiar o planejamento estratégico do governo (incluindo, aqui, o desenho de cidades inteligentes).

Palavras-chave: cidades inteligentes, transporte de carga, centro de integração logística, planejamento estratégico, otimização

Clique AQUI e saiba mais sobre o artigo.