FERRARI, THAYSE ; OLIVEIRA CAMARA, MARCUS VINICIUS ; Mattos Ribeiro, Glaydston . Replanning rescue vehicle dispatch bases: a case study in Rio de Janeiro - Brazil. GEPROS.Gestão da Produção, Operações e Sistemas, v. 15, p. 369-390, 2020.

Resumo: Os Serviços Médicos de Emergência são sistemas de segurança pública responsáveis ​​pelo atendimento pré-hospitalar de pacientes em estado crítico. Por esta razão, os Problemas de Localização de Instalações foram aplicados para indicar localizações estratégicas para bases de despacho de veículos de resgate que respondem a incidentes de emergência. O objetivo deste estudo é avaliar os impactos do replanejamento das localizações das bases de envio de veículos de resgate em uma determinada área de cobertura e seu tempo de resposta. Foram criados dez cenários com variações no número de locais candidatos para instalação de bases de despacho de veículos de resgate, com ou sem limitação do número de bases a serem abertas. Esses cenários foram aplicados a um estudo de caso real na cidade do Rio de Janeiro - Brasil. As análises verificaram que melhorias no layout das bases, aliadas à redistribuição de veículos entre elas, foram capazes de impactar significativamente o atendimento à população. Além disso, a maximização desse objetivo, a cobertura populacional, mostrou-se como o aspecto mais expressivo na função objetivo do modelo utilizado.

Palavras-chave: Localização de bases de despacho de veículos de resgate, Problemas multiobjetivos, Replanejamento, Serviços Médicos de Emergência.

Clique AQUI e saiba mais sobre o artigo.

Topo