BATALHA, Y. G. C. ; PORTUGAL, L. S. ; SANTOS, A. S. Análise da demanda de sistemas de bicicletas compartilhadas no contexto universitário: O caso do "INTEGRA UFRJ". In: 34º Anpet. Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020, Fortaleza. 34º Anpet ? Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. Rio de Janeiro: ANPET.

Resumo: Os Sistemas de Bicicletas Compartilhadas (SBCs) têm sido implementados em diversos campi universitários, por garantirem deslocamentos de médias distâncias com um modo sustentável de transporte. Todavia, a demanda por SBCs nestes espaços ainda é pouco estudada. Com isso, o objetivo deste trabalho é identificar padrões de comportamento nas viagens de um SBC em um campus universitário. Foram utilizados os dados de viagem do Projeto "Integra UFRJ", implantado na Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e realizadas Análises de Correspondência Múltipla para estudar a demanda. Os resultados mostraram que a duração da viagem e a localização das estações são variáveis significativas para diferenciar o uso do sistema. Além disso, nota-se uma influência significativa das características do campus e das áreas ao redor das estações nas viagens analisadas. Compreender a demanda deste sistema pode auxiliar os gestores a planejarem ações visando a manutenção e expansão do serviço, beneficiando toda a comunidade acadêmica.

Clique AQUI e veja mais sobre o artigo.