LEITE, J. M. L. G. ; Arruda, E.F. ; BAHIENSE, L. ; MARUJO, L. G. . Modeling the integrated mine-to-client supply chain: A survey. International Journal of Mining Reclamation and Environment, v. 34, p. 247-293, 2020.

Resumo: A mineração é uma importante atividade econômica e uma indústria altamente complexa. Como tal, exige uma cadeia de abastecimento complexa para conectar as minas aos clientes, muitas vezes envolvendo ferrovias, portos e transporte marítimo de longa distância. Ferramentas de otimização de última geração são um recurso valioso para ajudar a gerenciar um ambiente tão complexo, que torna a indústria de mineração um terreno muito fértil para aplicações de pesquisa operacional. Este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica de trabalhos publicados envolvendo aplicações de pesquisa operacional na indústria de mineração. Começamos mapeando os aplicativos dentro de cada elo isolado da cadeia. Em seguida, avançamos nas pesquisas que envolvem e conectam os múltiplos elos da cadeia da mineração. Finalmente, apresentamos resumos de nossas descobertas e apontamos algumas direções para oportunidades de pesquisa na indústria de mineração.

Palavras-chave: Indústria de mineraçãocadeia de suprimentospesquisa operacionalotimização, revisão bibliográfica

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BATALHA, Y. G. C. ; PORTUGAL, L. S. ; SANTOS, A. S. Análise da demanda de sistemas de bicicletas compartilhadas no contexto universitário: O caso do "INTEGRA UFRJ". In: 34º Anpet. Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020, Fortaleza. 34º Anpet ? Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. Rio de Janeiro: ANPET.

Resumo: Os Sistemas de Bicicletas Compartilhadas (SBCs) têm sido implementados em diversos campi universitários, por garantirem deslocamentos de médias distâncias com um modo sustentável de transporte. Todavia, a demanda por SBCs nestes espaços ainda é pouco estudada. Com isso, o objetivo deste trabalho é identificar padrões de comportamento nas viagens de um SBC em um campus universitário. Foram utilizados os dados de viagem do Projeto "Integra UFRJ", implantado na Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e realizadas Análises de Correspondência Múltipla para estudar a demanda. Os resultados mostraram que a duração da viagem e a localização das estações são variáveis significativas para diferenciar o uso do sistema. Além disso, nota-se uma influência significativa das características do campus e das áreas ao redor das estações nas viagens analisadas. Compreender a demanda deste sistema pode auxiliar os gestores a planejarem ações visando a manutenção e expansão do serviço, beneficiando toda a comunidade acadêmica.

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ABREU, V. H. S. ; Andréa S. Santos . Estimativas das Emissões de Gases de Efeito Estufa do Setor de Transportes na Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro. TRANSPORTES (RIO DE JANEIRO), 2020.

Resumo: Este artigo tem como objetivos estimar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), no âmbito dos transportes, na Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro, por meio do Protocolo Global para Inventários de GEE na Escala de Comunidade, e propor medidas para a redução dessas emissões a partir dos dados do inventário. Os resultados indicam que as emissões de GEE, relativas ao setor de transportes, totalizaram 2.006,09 tCO2Eq/ano, no ano de 2018, e 1.797,33 tCO2Eq/ano, no ano de 2019. Embora tenha havido uma diminuição de cerca de 10% das emissões de 2018 para 2019, acredita-se que seja necessário investir em medidas que busquem reduzir ainda mais essas emissões, tais como: maior incentivo à utilização do transporte ativo (transporte por bicicleta, por exemplo); eletrização da frota de ônibus interno; e utilização de um aditivo de combustível na frota de veículos leves.

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Vieira, B. S., Ferrari, T., Ribeiro, G. M., Bahiense, L., Orrico, R. D., Abramides, C. A., Campos, N. F. R. A progressive hybrid set covering based algorithm for the traffic counting location problem. Expert Systems with Applications, v. 160, p. 113641, 2020.

Abstract: This work tackles the Traffic Counting Location Problem (TCLP), where we aim finding the best number and location of counting stations to cover a road network in order to obtain its traffic flows. It is important to reduce deployment, maintenance and operation costs of traffic stations. We propose a progressive hybrid algorithm based on exact, heuristic and hybrid approaches embedded on a set covering framework to solve the TCLP. This algorithm employs a simple and innovative concept which has not yet been explored in the literature. Twenty-six real-world instances obtained from the Brazilian states are used in the computational experiments and the results show that the TCLP can be solved more efficiently than previous approaches, with 84% of the instances solved optimally, and three new best known solutions found.

Keywords: Location, Traffic counters, Mathematical programming, Set covering, Exact and heuristic methods

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ABREU, V. H. S. ; Baltar, M, L, de Barros ; Andréa S. Santos . Segurança viária no âmbito do cicloturismo. TRANSPORTES (RIO DE JANEIRO), 2020.

Resumo: O cicloturismo, ou bicicloturismo, é um nicho de mercado turístico com potencial de crescimento significativo. Entretanto, para que sejam atraídos cada vez mais turistas interessados em participar dessa atividade é importante realizar estudos científicos e investimentos públicos e privados em segurança viária. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo identificar pesquisas que tratam da segurança no âmbito do cicloturismo, por meio de análises bibliométricas e sistemáticas. Os resultados indicam, por exemplo, que o assunto é atual e continua em expansão. Além disso, nota-se que é possível separar os estudos incluídos no repositório de pesquisa quanto ao contexto da atividade turística, quanto ao contexto da segurança, quanto a fonte de obtenção dos dados e quanto a região em análise. Este estudo indica ainda possíveis soluções para melhorar a segurança viária como investimentos em infraestrutura, programas de conscientização e treinamento e desenvolvimento de leis como capacete obrigatório para ciclistas e de limites de velocidade para veículos motorizados.

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