Gregorio3O Transportation Geography Specialty Group (TGSG) da American Association of Geographers, tem como missão incentivar e facilitar as interações entre indivíduos interessados em pesquisa, prática e educação de tópicos relacionados ao transporte. O prêmio 2023 TGSG Outstanding Thesis and Dissertation Awards é um prêmio mundial, promovido pelo TGSG, com o objetivo de reconhecer teses e dissertações de destaque em tópicos interessantes e inovadores de transporte realizadas entre 15 de Dezembro de 2021 e 15 de Dezembro de 2022. Esta é a primeira vez que uma dissertação feita em uma universidade no Sul Global ganha o prêmio, e teve como vencedor Gregorio Costa Luz de Souza Lima, orientando do Prof. Licinio Portugal (PET/UFRJ)O prêmio será entregue no encontro anual da American Association of Geographers (2023 AAG Annual Meeting) em Denver, Colorado (EUA), no dia 25 de março.

Parabenizamos Gregório Costa por sua premiação!

27 02 PET SPICBrasil noticia A SPIC Brasil está com uma iniciativa de Inovação Aberta: O Programa Geração Inovação

Com foco em Eficiência Operacional na UHE São Simão, o público-alvo são os atores do  ecossistema de inovação, tais como startups, empresas de base tecnológica, ICTs e  universidades.
Com quatro desafios abertos nas áreas de: Monitoramento Florestal, Metaverso/Realidade  Virtual, Gestão de Documentos por Software e Gestão de Condições de Isolação e  Bloqueio.

Cada uma das soluções aprovadas contará com os incentivos de P&D Aneel.

Para mais informações clique AQUI 
Aonde você encontra maiores informações sobre o Programa, bem como o regulamento.

14 02 face Defesa de Tese George Vasconcelos Goes noticiasTítulo: Desagregação Espacial de Inventários de Energia e Emissões Atmosféricas do Setor de Transportes com Vista à Mensuração, Relato e Verificação.

Palestrante: George Vasconcelos Goes
Data: 14/03/2023
Horário: 14:00h
Local: Transmissão Online

Acesse AQUI o link da transmissão.

Banca Examinadora
Prof. Marcio de Almeida D'Agosto (Orientador) - PET/COPPE/UFRJ
Profa. Suzana Kahn Ribeiro - PET/COPPE/UFRJ
Profa. Carolina Burle Schmidt Dubeux – Centro Clima - PPE/COPPE/UFRJ
Prof. Rafael Garcia Barbastéfano – CEFET/RJ
Profa. Luciana Maria Baptista Ventura – INEA/RJ

 

15 02 PET DefesaWlisses noticiaTítulo: “Using System Dynamics to Assess the Impact of the Brazilian Urban Mobility Policy”

Palestrante: Wlisses Bonelá Fontoura
Data: 27/02/2023
Horário: 9:00
Local: Transmissão Online

Clique AQUI para acessar o link da Transmissão.

Banca examinadora:
Prof. Glaydston Mattos Ribeiro (Orientador) - PET/COPPE/UFRJ
Profa. Gisele de Lorena Diniz Chaves – UFSC
Prof. Gonçalo Homem de Almeida R. Correia – TU DELFT
Prof. Licinio da Silva Portugal – PET/COPPE/UFRJ
Prof. Matheus Henrique de Sousa Oliveira – PET/COPPE/UFRJ

15 02 PET CodigoTransito noticiaNo dia 22 de janeiro, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) completou 25 anos. O  documento mudou o cenário no trânsito, colocando prioridades muito claras para pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas, ordenando o uso de vias e rodovias, diz Rômulo Orrico, professor de Engenharia de Transportes do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O professor também fala sobre como a legislação endureceu as penalidades e as multas para motoristas imprudentes e embriagados e ainda os obrigou a fazer curso antes de dirigir. O CTB melhorou a segurança e deu margem, por exemplo, para que fosse criada a lei seca.

Um maior rigor com os condutores contribuiu para reduzir o número de acidentes. Por isso, Rômulo defende a necessidade de retomar as ações de fiscalização e de educação e voltar a ter um controle de velocidade nas estradas brasileiras, para não haver sensação de impunidade. 

Marina Baltar, futura professora do Departamento de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ, afirmou que o CTB é bem completo porque pensa tanto na educação da população como na fiscalização do trânsito.

O CTB é atualizado de forma permanente. Ainda esse ano, novas regras entrarão em rigor, entre elas a multa por excesso de peso, regras relativas à idade do condutor e a não suspensão ou bloqueio da CNH em situações em que o condutor esteja em processo de defesa prévia.

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