03 12 PET Premio NoticiaO artigo The unbundling project applied to the Açailândia – Barcarena rail link in Brazil: Why didn’t it work?, publicado na revista Case Studies on Transport Policy , de autoria de Jéssyka Wisnieski Souza (ex-aluna de Mestrado), Hostilio Xavier Ratton Neto (Professor), Fabio Santos Cerbino e Marina Donato (alunos de Doutorado), pesquisadores do LESFer (Espaço Tecnológico Professor Amaranto Lopes Pereira), do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ, é o ganhador do Prêmio Capes/Minfra de Excelência em Pesquisa em Infraestrutura, na Categoria IV – Ferrovias. O Prêmio foi criado pela CAPES e o Ministério da Infraestrutura em 2021 e tem por objetivo estimular e reconhecer a produção de artigos científicos de alta qualidade e relevância, aceitos e/ou publicados em periódicos acadêmicos ou científicos voltados para a temática de Infraestrutura. As categorias para premiação, nesta primeira edição, envolveram aspectos relacionados à governança, à aviação civil, ao planejamento, a ferrovias e à sustentabilidade. O artigo premiado se inseriu no tema geral da Análise Comparativa entre Modelos Vertical, Horizontal ou Misto para Modelagem de Concessões Ferroviárias.

O artigo avaliou se as condições específicas da licitação da ligação ferroviária Açailândia – Barcarena, trecho final da Ferrovia Norte-Sul, teriam contribuído para o abandono da primeira tentativa de introdução de um modelo de desverticalização para as concessões ferroviárias e examinou alguns contextos prospectivos para que pudesse se tornar viável. Levando-se em conta as condições impostas pelo edital quanto ao aspecto financeiro frente às peculiaridades do mercado local de transporte ferroviário, foram estimados o potencial econômico da área de influência da ferrovia, a demanda e as tarifas de cobrança necessárias para a viabilização do corredor. Os resultados indicaram que houve erros na concepção e montagem do processo licitatório que, se corrigidos, ampliariam as perspectivas de sucesso na viabilização do projeto.

Como a renovação das concessões verticais, em vigor desde os anos 90, está sendo antecipada e envolve a possibilidade de as concessionárias devolverem ao governo trechos não operados, por não serem comercialmente viáveis em sua escala de negócios, concessões nos moldes da ligação Açailândia – Barcarena são uma das opções para permitir a retomada de sua exploração, criando o mercado de short lines no País, como existe nos Estados Unidos da América do Norte. O caso estudado trouxe à baila elementos pertinentes para a discussão dessa questão.

12 11 PET noticiae Bruno GuidaTítulo: “Proposta de Método para Análise de Ciclo de Vida de Pavimentos com Revestimentos Asfálticos.”

Palestrante: Bruno Guida Gouveia
Data: 19/11/2021
Horário: 13h00h
Local: Transmissão online

Confira AQUI o link para a transmissão.

Banca examinadora:
Prof. Marcelino Aurélio Vieira da Silva (Orientador) - PET/COPPE/UFRJ
Prof. Luis Alberto Herrmann do Nascimento (Orientador)- CENPES/PETROBRÁS
Profa. Leni Figueiredo Mathias Leite - Pós doutoranda PEC/COPPE/UFRJ
Prof. Deividi da Silva Pereira - PPGEC/UFSM
Prof. Hostilio Xavier Ratton Neto – PET/COPPE/ UFRJ

08 11 PET Horários NoticiaAcesse AQUIQuadro de Horários do PET para o 3º período de 2021.

11 11 PET Noticia ChamadaEstão abertas até o dia 16 de novembro as inscrições de resumos de artigos para o 2º Congresso Brasileiro do Hidrogênio. Promovido pela Associação Brasileira do Hidrogênio, presidida pelo professor da Coppe/UFRJ, Paulo Emílio Valadão de Miranda, esta edição será realizada de forma integralmente virtual, nos dias 8 e 9 de dezembro de 2021. As inscrições ocorrem por meio de submissão dos próprios resumos que deverão ser apresentados somente em português e, para submetê-los, os autores precisam se inscrever no evento. O resultado da avaliação sairá dia 18 de novembro.

Os interessados devem acessar AQUI a seção de artigos do site do evento.

Tendo como tema central “Desenvolvimentos e base legal para mercados de tecnologias de baixo carbono”, o congresso abordará questões relacionadas à chegada do “momento do hidrogênio” no mundo e no Brasil, em particular. De acordo com Paulo Emílio, coordenador do Laboratório de Hidrogênio da Coppe, após décadas de vislumbre e muitos estudos para o uso deste gás como fonte de energia, agora há condições adequadas para adotá-lo em larga escala e em vários setores. Neste sentido, as palestras do evento serão focadas em políticas públicas, regulação e normatização; na produção do hidrogênio com emissão baixa ou nula; no nascente mercado de energia do hidrogênio no país; e na mobilidade sustentável, com ênfase em veículos pesados, que oferecem vantagens para a abertura de mercado no setor de transportes.

Para mais informações contatar a organização do evento:
E-mail:  Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. 
telefones e whatsapp: (21) 99763-88931 e (21) 99622-1474.

08 11 PET COP26 NoticiaA 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26) iniciou-se no dia 31 de outubro e terminou no dia 13 de novembro de 2021. Trata-se da principal cúpula da ONU para debate sobre questões climáticas. O encontro entre os representantes dos 196 países participantes do Acordo de Paris, tinha como objetivo principal finalizar o livro de regras para a implementação do Acordo de Paris, onde há discussão sobre o clima e a urgência de aumento de ambição por parte dos países (Parte da Convenção) em atingir emissões líquidas zero de carbono até meados do século e avançar na agenda de adaptação e financiamento. Duas professoras do Programa de Engenharia de Transportes participaram da COP26 e de eventos paralelos, são elas:

A professora Suzana Kahn, Vice-Diretora da Coppe/UFRJ e professora do Programa de Engenharia de Transportes, coordena a Aliança Global de Universidades para o Clima (GAUC), da qual a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) faz parte, e foi responsável por promover diversos eventos que tiveram como objetivo enfatizar a interconexão entre a mudança climática e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), e debater o impacto transformador que a mudança climática exerce sobre outros assuntos relevante para o desenvolvimento global. Saiba mais AQUI.

A professora Andrea Santos, vice-coordenadora do Programa de Engenharia de Transportes, também acompanhou as negociações e participou de eventos paralelos. A Professora acompanhou as negociações no âmbito de financiamento, adaptação e perdas e danos. Relatórios apresentados na COP26 mostram como os efeitos das mudanças climáticas afetam de maneira desigual os países. Um dos exemplos são os países africanos, que emitem apenas 3% das emissões de gases de efeito estufa, mas que já gastam, por ano, 10% do seu PIB para enfrentar os impactos da mudança do clima. No dia 05 de novembro ocorreu o evento “Building Capacity for Carbon Finance”, onde apresentou experiências e lições apreendidas nos cursos de pós graduação e oportunidades para a internacionalização e intercâmbios entre universidades, e falou sobre a importância de soluções rápidas e disruptivas, mas equitativas, num mundo que necessita de ações urgentes frente à mudança do clima. Profa. Andréa também participou do evento “Scaling Up: Case Studies in Collaborations between Cities and High Education Institutions” organizado pela Urban Climate Change Research Network (UCCRN), moderado pela cientista Dra. Cynthia Rosenzweig da Universidade de Columbia.

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