ABREU, V. H. S. ; Andréa S. Santos . Estimativas das Emissões de Gases de Efeito Estufa do Setor de Transportes na Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro. TRANSPORTES (RIO DE JANEIRO), 2020.

Resumo: Este artigo tem como objetivos estimar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), no âmbito dos transportes, na Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro, por meio do Protocolo Global para Inventários de GEE na Escala de Comunidade, e propor medidas para a redução dessas emissões a partir dos dados do inventário. Os resultados indicam que as emissões de GEE, relativas ao setor de transportes, totalizaram 2.006,09 tCO2Eq/ano, no ano de 2018, e 1.797,33 tCO2Eq/ano, no ano de 2019. Embora tenha havido uma diminuição de cerca de 10% das emissões de 2018 para 2019, acredita-se que seja necessário investir em medidas que busquem reduzir ainda mais essas emissões, tais como: maior incentivo à utilização do transporte ativo (transporte por bicicleta, por exemplo); eletrização da frota de ônibus interno; e utilização de um aditivo de combustível na frota de veículos leves.

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ABREU, V. H. S. ; Baltar, M, L, de Barros ; Andréa S. Santos . Segurança viária no âmbito do cicloturismo. TRANSPORTES (RIO DE JANEIRO), 2020.

Resumo: O cicloturismo, ou bicicloturismo, é um nicho de mercado turístico com potencial de crescimento significativo. Entretanto, para que sejam atraídos cada vez mais turistas interessados em participar dessa atividade é importante realizar estudos científicos e investimentos públicos e privados em segurança viária. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo identificar pesquisas que tratam da segurança no âmbito do cicloturismo, por meio de análises bibliométricas e sistemáticas. Os resultados indicam, por exemplo, que o assunto é atual e continua em expansão. Além disso, nota-se que é possível separar os estudos incluídos no repositório de pesquisa quanto ao contexto da atividade turística, quanto ao contexto da segurança, quanto a fonte de obtenção dos dados e quanto a região em análise. Este estudo indica ainda possíveis soluções para melhorar a segurança viária como investimentos em infraestrutura, programas de conscientização e treinamento e desenvolvimento de leis como capacete obrigatório para ciclistas e de limites de velocidade para veículos motorizados.

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Caldas, L. R. ; SANTOS, A. S. ; SANTOS, L. . Como tornar as cidades mais inteligentes diante das mudanças climáticas e pandemias?. ArchDaily Brasil, v. 1, p. https://www.arc-2, 2020. 

Resumo: As cidades podem ser consideradas os grandes centros econômicos, sociais, tecnológicos e culturais da humanidade, tendo em vista as suas diversas funções e importância em termos de qualidade de vida de seus cidadãos. De acordo com dados das Nações Unidas (2017), atualmente, mais da metade da população mundial vive em cidades ou centros urbanizados e se espera que até 2050 esse número cresça para cerca de 70%. Ainda, no final de 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a serem alcançados por todos os países até 2030. Dada a importância das cidades, o ODS11 “Cidades e Comunidades Sustentáveis, é dedicado a esta agenda e busca essencialmente que as cidades e os assentamentos humanos procurem formas de serem inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

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ABREU, V. H. S. ; De Assis, T. F. ; SANTOS, A. S. . Análise Bibliométrica da Produção Científica sobre Segurança de Veículos Autonômos. CADERNOS DE CIÊNCIA & TECNOLOGIA, 2020.

V.F. Vieira ; Xavier, C.R. ; A. G. Evsukoff . A comparative study of methods for overlapping community detection from the perspective of the structural properties. Applied Network Science, v. 5, p. 51, 2020.

Resumo: A detecção de comunidade é uma das tarefas mais importantes na análise de rede. Está cada vez mais claro que as medidas de qualidade não são suficientes para avaliar as comunidades e as propriedades estruturais desempenham um papel fundamental na compreensão de como os nós são organizados na rede. Este trabalho apresenta um estudo comparativo de alguns métodos representativos do estado da arte para detecção de comunidades sobrepostas a partir da perspectiva das propriedades estruturais das comunidades por eles identificadas. Experimentos com redes Ground-Truth de referência sintética e do mundo real mostram que, embora os métodos sejam capazes de identificar comunidades modulares, eles muitas vezes perdem muitas propriedades estruturais das comunidades, como o número de nós na região de sobreposição e as associações do nós.

Palavras-chave: Detecção de comunidade sobreposta, Propriedades estruturais, Comparação de métodos

 

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