SOUZA, PABLO AMAURI CARVALHO ARAUJO E ; DIAS, CLAUDIA MAZZA ; DE ARRUDA, EDILSON FERNANDES . Optimal Control Model for Vaccination Against H1N1 Flu. SEMINA. CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS (ONLINE), v. 41, p. 105-114, 2020.

Resumo: Este artigo apresenta um modelo matemático para descrever a dinâmica da propagação da gripe H1N1 em uma população humana. O modelo é composto por um sistema de equações diferenciais ordinárias que envolve indivíduos suscetíveis, expostos, infectados e recuperados / imunes. O diferencial do modelo proposto em relação a outros modelos da literatura é que ele leva em consideração a possibilidade de infecção por perda de imunidade ao longo do tempo. A imunidade adquirida provém da autorrecuperação ou da vacinação. Além disso, o modelo proposto se esforça para encontrar uma estratégia de vacinação ótima por meio de um problema de controle ideal e do Princípio do Máximo de Pontryagin.

Palavras-chave: Controle ótimo, Modelagem matemática, Princípio do Máximo de Pontryagin, Gripe H1N1, Vacinação

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MARTINS, ISABELLE D. ; BAHIENSE, LAURA ; INFANTE, CARLOS E.D. ; Arruda, Edilson F. . Dimensionality reduction for multi-criteria problems: an application to the decommissioning of oil and gas installations. EXPERT SYSTEMS WITH APPLICATIONS, v. 148, p. 113236, 2020.

Resumo: Este trabalho é motivado por estudos de descomissionamento na área de óleo e gás, que compreendem um grande número de instalações e são de interesse para um grande número de partes interessadas. Geralmente, o problema dá origem a complicadas ferramentas de auxílio à decisão multicritério que dependem da avaliação cara de vários critérios para cada peça do equipamento. Propomos o uso de técnicas de aprendizado de máquina para reduzir o número de critérios por seleção de recursos, reduzindo assim o número de avaliações necessárias e produzindo uma ferramenta de auxílio à decisão simplificada sem sacrificar o desempenho. Além disso, também propomos o uso de aprendizado de máquina para explorar os padrões da ferramenta de auxílio à decisão multicritério em um conjunto de treinamento. Portanto, prevemos o resultado da análise para os equipamentos restantes, substituindo efetivamente a análise multicritério pela inteligência computacional adquirida ao executá-la no conjunto de treinamento. Experimentos computacionais ilustram a eficácia da abordagem proposta.

Palavras-chave: 

Óleo e gás,Descomissionamento,Redução de dimensionalidade,Seleção de recursos, Aprendizado de máquina,Análise de decisão multicritério

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BATALHA, Y. G. C. ; PORTUGAL, L. S. ; SANTOS, A. S. Análise da demanda de sistemas de bicicletas compartilhadas no contexto universitário: O caso do "INTEGRA UFRJ". In: 34º Anpet. Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020, Fortaleza. 34º Anpet ? Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. Rio de Janeiro: ANPET.

Resumo: Os Sistemas de Bicicletas Compartilhadas (SBCs) têm sido implementados em diversos campi universitários, por garantirem deslocamentos de médias distâncias com um modo sustentável de transporte. Todavia, a demanda por SBCs nestes espaços ainda é pouco estudada. Com isso, o objetivo deste trabalho é identificar padrões de comportamento nas viagens de um SBC em um campus universitário. Foram utilizados os dados de viagem do Projeto "Integra UFRJ", implantado na Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e realizadas Análises de Correspondência Múltipla para estudar a demanda. Os resultados mostraram que a duração da viagem e a localização das estações são variáveis significativas para diferenciar o uso do sistema. Além disso, nota-se uma influência significativa das características do campus e das áreas ao redor das estações nas viagens analisadas. Compreender a demanda deste sistema pode auxiliar os gestores a planejarem ações visando a manutenção e expansão do serviço, beneficiando toda a comunidade acadêmica.

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SOARES, H. L. F. ; Arruda, E.F. ; BAHIENSE, L. ; GARTNER, D. ; AMORIM FILHO, L. . Optimisation and control of the supply of blood bags in hemotherapic centres via Markov Decision Process with discounted arrival rate. ARTIFICIAL INTELLIGENCE IN MEDICINE, v. 104, p. 101791, 2020.

Resumo: Administrar uma cadeia de suprimento de transfusão de sangue humano de baixo custo desafia os tomadores de decisão em serviços de sangue em todo o mundo. Neste artigo, desenvolvemos um processo de decisão de Markov com o objetivo de minimizar os custos gerais de coleções internas e externas, armazenamento, produção e descarte de bolsas de sangue, enquanto consideramos explicitamente a probabilidade de uma bolsa de blog doada perecer antes de ser solicitada. O modelo encontra uma política ideal para coletar sacolas adicionais com base no número de sacolas em estoque, em vez de usar informações sobre a idade do item mais antigo. Usando dados da literatura, validamos nosso modelo e realizamos um estudo de caso baseado em dados de um grande fornecedor de sangue da América do Sul. O estudo ajudou a alcançar um aumento geral de 4,5% nas doações de sangue em um ano.

Palavras-chave: Serviços de saúde, Estoque perecível, Sangue, Modelagem estocástica, Gerenciamento de sangue

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Vieira, B. S., Ferrari, T., Ribeiro, G. M., Bahiense, L., Orrico, R. D., Abramides, C. A., Campos, N. F. R. A progressive hybrid set covering based algorithm for the traffic counting location problem. Expert Systems with Applications, v. 160, p. 113641, 2020.

Abstract: This work tackles the Traffic Counting Location Problem (TCLP), where we aim finding the best number and location of counting stations to cover a road network in order to obtain its traffic flows. It is important to reduce deployment, maintenance and operation costs of traffic stations. We propose a progressive hybrid algorithm based on exact, heuristic and hybrid approaches embedded on a set covering framework to solve the TCLP. This algorithm employs a simple and innovative concept which has not yet been explored in the literature. Twenty-six real-world instances obtained from the Brazilian states are used in the computational experiments and the results show that the TCLP can be solved more efficiently than previous approaches, with 84% of the instances solved optimally, and three new best known solutions found.

Keywords: Location, Traffic counters, Mathematical programming, Set covering, Exact and heuristic methods

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