VENTURA, L.M.B., RAMOS, M.B., DE ALMEIDA D’AGOSTO, M, GIODA, A. . Evaluation of the impact of the national strike of the road freight transport sector on the air quality of the metropolitan region of Rio de Janeiro, Brazil . Sustainable Cities and Society (2020)

Resumo: Em maio de 2018, ocorreu uma paralisação do transporte rodoviário de carga no Brasil que durou 11 dias. Nesse período, diversos impactos no dia a dia do Rio de Janeiro foram relatados, como a redução dos serviços de transporte rodoviário de passageiros e a escassez de combustíveis. Este estudo teve como objetivo avaliar o impacto na qualidade do ar da região metropolitana do Rio de Janeiro (MRRJ) da redução do tráfego de veículos pesados ​​nas ruas e estradas. Para tanto , foram estimadas as reduções de emissões de PM 10 , NOx, SOx e CO, devido à baixa circulação de ônibus e caminhões, a fim de avaliar indiretamente os níveis de poluição do ar. Além disso, dados de qualidade do ar (PM 10 , NO 2 , SO 2,e CO) monitorados antes e durante a greve. Os resultados mostraram uma redução nas emissões totais de poluentes atmosféricos locais, prejudiciais à saúde humana, de 22% para 43% durante os dias de greve. Porém, os reflexos da qualidade do ar não foram observados na mesma proporção, ao contrário, foram observados aumentos nas concentrações de poluentes na atmosfera durante a paralisação do tráfego nas áreas de estudo, devido às diferentes condições climáticas nos dois períodos, que influenciaram diretamente na dispersão dos poluentes atmosféricos. 

Palavras-chave: Poluição do ar, Greve de caminhoneiros, Emissões de poluentes, Qualidade do ar

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NEVES, C. ; Fernandes, Elton . Análise Custo Benefício de Projetos de Investimento. 1. ed. Rio de Janeiro: Novas Edições Acadêmicas, 2020. v. 1. 452p.

Resumo: O texto consta de um capítulo introdutório seguido outros treze, abordando cada um deles, de forma prática, as etapas de aplicação da Análise Custo Benefício (ACB). A fundamentação teórica, segue uma lógica própria, independente das temáticas dos capítulos, sendo apresentada ao final de cada capítulo, com exceção do último que versa sobre a documentação da análise. Os treze capítulos visam orientar o leitor quanto ao uso prático do instrumental da ACB, sem deixar de lado a definição dos conceitos básicos necessários ao entendimento da temática apresentada. Questionários, em forma de roteiro, darão destaque às questões chaves relativas ao tópico discutido em cada capítulo, servindo também para a fixação dos conceitos desenvolvidos. As fundamentações teóricas apresentadas ao final de cada capítulo desenvolvem tópicos relativos a metodologia ACB, mais precisamente, abordando a Economia do Bem-Estar. Tratam-se de conteúdos adicionais para aqueles que desejam se aprofundar nos conceitos chaves, que tanto se aplicam na ACB como nas análises de quaisquer ações envolvendo escolhas quanto ao uso de recursos públicos. Ao final do texto consta uma lista de exercícios propostos.

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CABO, M. ; FERNANDES, E. ; ALONSO, P. ; PACHECO, R. R. ; FAGUNDES, F. . Energy E ectiveness of Jet Fuel Utilization in Brazilian Air Transport. Sustainability, v. 12, p. 303, 2020.

Resumo: Desde a Primeira Guerra Mundial, a indústria da aviação comercial viu muitas melhorias que agora permitem que pessoas e bens cheguem ao outro lado do mundo em poucas horas, consumindo muito menos combustível do que nas últimas décadas. As melhorias na capacidade de carga e na eficiência energética foram significativas e, nesse cenário, as companhias aéreas comerciais foram capazes de prosperar e trazer grandes benefícios para a economia mundial. No entanto, este setor enfrenta desafios ambientais devido ao uso intensivo de combustível de aviação. O Brasil é um dos maiores mercados domésticos de passageiros aéreos do mundo e ainda tem grande potencial de crescimento, considerando seu potencial econômico e dimensões territoriais, que são aproximadamente do mesmo tamanho dos EUA e o dobro da União Europeia. Este artigo discute a produtividade parcial do combustível de aviação na aviação doméstica brasileira e propõe um método econométrico para apoiar os reguladores públicos e as decisões das companhias aéreas. O modelo proposto usa variáveis, como tamanho da aeronave, características da rota e capacidade ociosa de vôo, em uma análise de dados em painel. Os resultados mostram que reduzir a capacidade ociosa é uma das melhores maneiras de se obter melhor eficiência de combustível no curto prazo e, portanto, reduzirá os impactos ambientais e terá efeitos econômicos positivos nas atividades de transporte aéreo comercial. Este artigo traz uma nova abordagem para a discussão do desempenho das companhias aéreas, com foco no uso do combustível de aviação, com consequências econômicas e ambientais. e capacidade ociosa de voo, em uma análise de dados em painel. Os resultados mostram que reduzir a capacidade ociosa é uma das melhores maneiras de se obter melhor eficiência de combustível no curto prazo e, portanto, reduzirá os impactos ambientais e terá efeitos econômicos positivos nas atividades de transporte aéreo comercial. Este artigo traz uma nova abordagem para a discussão do desempenho das companhias aéreas, com foco no uso do combustível de aviação, com consequências econômicas e ambientais. e capacidade ociosa de voo, em uma análise de dados em painel. Os resultados mostram que reduzir a capacidade ociosa é uma das melhores maneiras de se obter melhor eficiência de combustível no curto prazo e, portanto, reduzirá os impactos ambientais e terá efeitos econômicos positivos nas atividades de transporte aéreo comercial. Este artigo traz uma nova abordagem para a discussão do desempenho das companhias aéreas, com foco no uso do combustível de aviação, com consequências econômicas e ambientais.

Palavras-chave: Produtividade do combustível de aviação, capacidade ociosa, transporte aéreo, Brasil

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VENTURA, R.V. ; CABO, M. ; CAIXETA, R. ; FERNANDES, E. ; Fernandes, V.A. . Air Transportation Income and Price Elasticities in Remote Areas: The Case of the Brazilian Amazon Region. Sustainability, v. 12, p. 6039, 2020

Resumo: A literatura, com o objetivo de compreender a elasticidade-preço da demanda de passageiros aéreos, baseia sua análise no movimento aeroportuário. A diversidade de estudos sobre a sinistralidade entre transporte aéreo e crescimento econômico são exemplos. Alguns estudos que abordam esse vínculo estimam a relação renda-preço com a demanda considerando o tráfego internacional. Em se tratando de um cenário doméstico, onde esse tráfego é significativo no Brasil, estudos relacionados a regiões remotas são escassos, e os existentes enfocam políticas governamentais e subsídios. Além disso, os estudos empíricos sobre o tema se concentram em regiões desenvolvidas, como Europa, América do Norte e Austrália. Para o Brasil, onde encontramos a região amazônica, não há pesquisa empírica. Este artigo analisa a elasticidade-preço-renda da demanda de passageiros domésticos em conexões aéreas de cidades remotas da Amazônia brasileira. Este estudo utiliza o método de análise de regressão de dados em painel em um banco de dados de voos regulares domésticos da Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil. Os resultados mostram que os passageiros aéreos em voos em regiões remotas apresentam menor sensibilidade em relação à receita local e às variações de preços de uma empresa aérea do que os voos entre capitais. A maior diferença está na elasticidade-renda da remota cidade de origem, que é menor que a do tráfego aéreo entre as capitais. Os resultados mostram que os passageiros aéreos em voos em regiões remotas apresentam menor sensibilidade em relação à receita local e às variações de preços de uma empresa aérea do que os voos entre capitais. A maior diferença está na elasticidade-renda da remota cidade de origem, que é menor que a do tráfego aéreo entre as capitais. Os resultados mostram que os passageiros aéreos em voos em regiões remotas apresentam menor sensibilidade em relação à receita local e às variações de preços de uma empresa aérea do que os voos entre capitais. A maior diferença está na elasticidade-renda da remota cidade de origem, que é menor que a do tráfego aéreo entre as capitais.

Palavras-chave: transporte aéreo, Amazônia Brasileira, Exigências, Elasticidade, Cidadãos isolados

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ARRUDA, EDILSON F; HARPER, PAUL ; ENGLAND, TRACEY ; GARTNER, DANIEL ; ASPLAND, EMMA ; OURIQUE, FABRÍCIO O ; CROSBY, TOM . Resource optimization for cancer pathways with aggregate diagnostic demand: a perishable inventory approach. IMA Journal of Management Mathematics, 2020.

Resumo: Este trabalho propõe uma nova estrutura para o planejamento da capacidade dos testes diagnósticos nas vias do câncer que considera a demanda agregada de encaminhamentos de múltiplas especialidades (locais) de câncer. A estrutura inclui uma ferramenta analítica que avalia recursivamente a demanda diária geral para cada teste diagnóstico e considera as distribuições gerais para as referências de câncer recebidas e o número de testes específicos necessários para qualquer paciente. Ao desagregar o problema em relação a cada teste diagnóstico, podemos modelar o sistema como um problema de estoque perecível que pode ser resolvido por meio de modelos de enfileiramento generalizados G / D / C, onde a capacidade pode variar e pode ser vista como uma variável aleatória que é ajustada de acordo com as medidas de desempenho prescritas. A abordagem visa fornecer serviços de saúde pública e câncer com recomendações para alinhar a capacidade e a demanda por testes de diagnóstico de câncer de forma eficaz e eficiente. Nosso estudo de caso ilustra a aplicabilidade de nossos métodos em referências de câncer de pulmão do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido.

Palavras-chave: Modelagem de Saúde, Planejamento de Capacidade, Inventário Controle, Sistemas de Enfileiramento

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